CulturaDiversos

Flipoços espera 50 mil pessoas durante edição de 2017

 Considerado o maior e mais importante evento do gênero em Minas Gerais, a 12ª edição do Flipoços tem início neste sábado, 29,  no Complexo Cultural da Urca e tem a expectativa de receber pelo menos 50 mil pessoas durante os nove dias do encontro que vai contar com atrações e convidados internacionais.

Além da feira de livros o Flipoços conta com uma vasta programação cultural

A abertura do evento este ano será a “Flipoços Party”, vai contar com o espetáculo musical do grupo Rasgacêro e uma confraternização. “Estamos inovando neste ano, trazendo mais escritores de outros países e apostando na diversidade de temas, que já é uma característica nossa, sem deixar de valorizar os autores nacionais e também locais. Serão nove dias com uma programação bastante intensa e que vai contemplar todos os gostos e idades”, destacou Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços.

O tema deste ano “Minha vida é um romance – Policial, drama, suspense ou aventura? Qual é o seu?”, o festival pretende criar uma linha de diálogo direta entre os escritores, as obras e os leitores, por isso, como patrono desta edição o Flipoços traz o escritor Milton Hatoum, um dos mais importantes romancistas da atualidade. Ele participa da abertura do evento, neste sábado e amanhã participa de um bate-papo. Entre as principais obras do escritor estão “Cinzas do Norte” e “Dois Irmãos”, que no início deste ano ganhou uma adaptação televisiva, sendo exibida como minissérie da Rede Globo. O bate-papo terá mediação de Josélia Aguiar, jornalista e curadora da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip em 2017.

O romancista imortal Antônio Torres também conversará com o público sobre “Como nasce um romance”. A literatura portuguesa também é destaque da edição, que terá um encontro com o romancista premiado Afonso Cruz.

Para o público jovem, o festival traz o autor de 17 anos, Gusttavo Majory também ministra uma oficina “Entre títulos e capas: elementos que enganam na hora de escolher um livro” e Gustavo Lacombe fala sobre “O amor nos tempos do like”.

A campeã internacional de poesia falada, Mel Duarte também estará no evento no Encontro de Hip-Hop e Arte da Periferia, que já é parte integrante da programação desde 2009.

Também estarão no Flipoços as autoras Nara Vidal, Alexandra Magalhães, Zeiner e Kátia Bandeira de Mello Gerlach, que falarão sobre a literatura brasileira fora do país.

A atriz e escritora Bruna Lombardi também já tem presença confirmada lançando o site “Rede da Felicidade” e autografando o livro “Jogos da Felicidade”. A jornalista e escritora Míriam Leitão também retorna ao festival e desta vez faz a mesa “Lutas na ditadura e desafios da democracia”, com Vladimir Netto e Matheus Leitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.