Roberto Tereziano

INUNDAÇÕES: DESAFIO PARA OS PRÓXIMOS PREFEITOS (1)

Poços de Caldas viveu a pouco mais de um mês uma situação inusitada para as pessoas que nasceram nos últimos 50 anos, uma grande inundação na área central da cidade, que trouxe, não só transtorno, mas também prejuízo e susto para as pessoas, principalmente comerciantes da área central, que assistiram indefesos seus comércios sendo invadidos pelas águas, carros sendo arrastados e, muitas histórias de vidas empresariais sendo literalmente, arrastadas pela enxurrada.

mapa
Choveu em menos de duas horas acima da quantidade estimada para um mês inteiro. Parte do problema se deve realmente á visíveis mudanças climáticas que vem se processando nos últimos tempos, mas grande parte da situação se deve também e inegavelmente, pela falta de capacidade dos novos administradores e legisladores, de diversos partidos, que se alternaram no comando da cidade, que quase nada aprenderam com a história e com as grandes gestões do passado, que fizeram de um lugar selvagem e inóspito, a ainda bela cidade de nossos dias.

Poucos sabem que toda a área central era um grande lamaçal que foi sendo aterrado e drenado por dezenas de anos, possibilitando a existência de espaços habitáveis, implantação e parques e jardins encantadores, mas que exigem manutenção e responsabilidade em se compensar as interferências naquilo que a natureza desenhou de maneira sábia, para que desastres naturais não coloquem em risco a condição urbana de nossos dias.
Rios foram tendo seus cursos modificados. Grandes áreas de recargas foram sendo impermeabilizadas pelo avanço imobiliário. Asfaltos e desmatamentos colaboraram para um presente risco de caos anunciado como assistimos no dia 19 de janeiro. Digo anunciado porque vários laudos e pareceres técnicos alertaram para os rumos a serem seguidos, mas, poucos os levaram a sério. Serviram apenas para forrar fundos de gavetas, como se não se referissem a riscos envolvendo nossa cidade.

Analisem no mapa em anexo, de 1865, portanto, desenhado sete anos antes do início oficial do povoado. Veja como era a situação original do lugar onde a cidade se formou. Por onde passavam os rios e algumas das interferências que transformaram a situação natural do “Vale encantado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.