Historias de Poços

A NINFA DO PALACE HOTEL (Rubens Caruso)


Durante muito tempo, a estátua de mármore que há no jardim de inverno do Palace Hotel esteve cercada de mistérios quanto à sua origem.
Obra do escultor italiano Bottinelli, denominada “Le Prime Rose” (As primeiras rosas), representa, conforme descreveu D. Nilza Megale no livro Memórias Históricas de Poços de Caldas, “uma jovem ninfa, vestida à moda grega, com o busto nu e os cabelos presos à nuca por duas tranças. Segura com a mão direita uma ramalhete de rosas, como para protegê-lo de um cabrito, que salta sobre suas coxas para pegá-lo. O cabrito tem guizos no pescoço”.
Inicialmente, uma versão sobre a chegada da obra a Poços de Caldas dizia que ela estaria num navio italiano retido no porto de Santos durante a Segunda Guerra Mundial. Mas a própria D. Nilza desvendou o mistério: foi o engenheiro Otávio Lotufo (que entre outras construiu o prédio do Aeroporto) que encontrou a obra numa antiga residência paulistana. Israel Pinheiro, que encarregara Lotufo de encontrar uma escultura para o Palace Hotel, considerou o valor pedido alto, e Lotufo decidiu que, dado o valor artístico da obra, compraria para si mesmo, o que acabou motivando Pinheiro a adquirir a estátua que até hoje ocupa lugar de destaque no mais importante hotel da cidade.
De fato, parte da história da origem da obra procedia. Lotufo confirmou à D. Nilza que “a escultura estava sendo levada da a Itália para a Argentina, em um navio que foi aprisionado no porto de Santos. Os funcionários do transatlântico resolveram vendê-la para comprar alimentos, pois o estoque estava terminando”. Do navio foi para a residência paulistana, e de lá para Poços de Caldas.
Clique nas imagens do Memória de Poços de Caldas para ampliá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.