NotíciasSaúdeUtilidade pública

Santa Casa vai receber 4 novas máquinas para Hemodiálise

O anuncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 14, no gabinete do prefeito, Sérgio Azevedo, durante uma entrevista coletiva que reuniu também o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, a superintendente da Santa Casa, Renata Cassiano e representantes da Fundação Itaú Social,  Lucas Eduardo Begali Campos e  Mauro José Ronchini.  As 4 novas máquinas foram doadas pela fundação.

Além das máquinas de hemodiálise também foi anunciado o repasse de R$ 1,2 milhão pra Santa Casa

Com os novos equipamentos será possível criar 12 novas vagas para as sessões de hemodiálise na Santa Casa e desta forma os pacientes de Poços de Caldas não vão mais precisar ir para outras cidades como Alfenas, Itajubá, Varginha e até mesmo Extrema para as sessões.

Atualmente a santa casa tem 19 máquinas para atender uma demanda de 99 pacientes de Poços e região.  Cada máquina atende três pacientes por dia e cada paciente faz a hemodiálise três vezes por semana. Com a doação uma das máquinas será devolvida a CTI adulta e outra vai ficar de reserva, caso algum equipamento quebre.

Este é o terceiro projeto aprovado pela Fundação Itaú Social em Poços. No ano passado, o Lar Criança Feliz recebeu 136 mil reais da instituição. Em 2011, a Santa Casa foi contemplada com a doação de três máquinas de hemodiálise.

Recursos para Santa Casa

Ainda durante a coletiva foi anunciado o repasse de R$ 1,2 milhão para a Santa Casa pela prefeitura na forma de adiantamento. De acordo com a superintendente do hospital, Renata Cassiano, o dinheiro será utilizado para o pagamento do salário dos médicos do Raios-X e Oncologia, que são contratados e não recebem desde janeiro deste ano.

A Santa Casa enfrenta dificuldades financeiras, situação agravada pelo não repasse de recursos devidos pelo Estado. Dos quase 15 milhões de reais devidos pelo Governo de Minas ao município de Poços de Caldas, por serviços já realizados nos anos de 2015, 2016 e 2017, 3,4 milhões de reais são devidos a Santa Casa.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, o  adiantamento foi  uma forma que o município encontrou para retomar as cirurgias eletivas. “Nós fizemos uma consulta e o repasse foi autorizado pelo Governo de Minas. A situação da Santa Casa é séria e nós faremos o que estiver ao nosso alcance. Esse adiantamento está sendo feito com a condicionante de retomada das cirurgias eletivas no hospital. Essa fila é uma angústia para todos e que nós agora pretendemos começar a resolver”, disse Mosconi.

Atualmente existem mais de 2.400 pacientes na fila de espera aguardando por uma cirurgia eletiva nas áreas da ortopedia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e geral.

2 thoughts on “Santa Casa vai receber 4 novas máquinas para Hemodiálise

  • Aparecida rodrigues costa

    Ta na hora de inaugura essas máquinas de hemodiálise, moro em poços de caldas, e não aguento o sofrimento, que eu e meu marido,e mais 2 pacientes estamos passando,vindo até Itajuba,,, 3 veses por semana fazemos a mesma rota,não tá façil nao….

    Resposta
  • Aparecida rodrigues costa

    Descaso para um paciente com cateter domingo dia 15 de outubro, Santa casa tá sem organização, e mais uma vez eu digo que chamem mais rápido possível, os pacientes k se desloca de Poços para itajuba para hemodiálise. .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.