DiversosNotíciasPolíticaUtilidade pública

Compiré repudia bandeira da Ku Klux Klan hasteada por hóspede na fachada do Palace Hotel

A presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas (Compiré), Maria Augusta Clementino, repudiou o hasteamento da bandeira da Klan em uma das suítes do Palace Hotel, na noite deste sábado, 5.

Hasteamento revoltou visitantes da exposição de carros antigos – foto Edna Leite

Considerada símbolo da segregação e escravidão no sul dos Estados Unidos, a bandeira confederada foi hasteada por um hóspede, voltada para o Parque José Affonso Junqueira, onde acontece neste fim de semana uma exposição de carros antigos. Na sacada ao lado também foi hasteada uma bandeira norte-americana.

Além da apologia ao racismo, a bandeira ainda trazia na estampa a expressão “Redneck”, denominação característica do típico americano branco do Sul dos Estados Unidos. No passado, a expressão era usada para identificar o trabalhador do campo que ficava exposto ao sol e tinha o pescoço vermelho.

Bandeira ainda trazia a expressão Redneck – foto Edna Leite

Nos dias atuais, a expressão Rednecks está relacionada ao típico republicano, machista, do interior dos Estados Unidos, mais precisamente do Sul do País, onde seguidores da Klan mantém vivo o preconceito e a intolerância racial desde a Guerra Civil.

Assim que a bandeira foi notada por frequentadores da exposição, houve uma onda de indignação e revolta nas redes sociais. a integrante do Coletivo Jaçanã Musa dos Santos, Edna Leite Ramos, enviou  um e-mail para a gerência do hotel protestando contra o hasteamento e solicitando a retirada da bandeira.
A gerência do hotel ficou surpresa ao saber da existência da bandeira, que na manhã deste domingo já havia sido retirada.

Simbolo da segregação foi hasteado ao lado da bandeira norte-americana – foto Edna Leite

A presidente do Compiré, Maria Augusta, também ficou surpresa e perplexa de ainda ter que se deparar com este tipo de manifestação que incentiva a discriminação e a segregação racial. “Meu sentimento é de revolta e de indignação. Não podemos aceitar e tão pouco concordar com este tipo de intolerância num país que hoje tem na sua maioria representantes de várias etnias, principalmente nós negros que tivemos nossos antepassados sequestrados, escravizados e oprimidos até os dias de hoje”, afirmou Maria Augusta.

O hasteamento acontece justamente há uma semana da realização da Conferência Municipal da Igualdade Racial que debateu a discriminação e o racismo em Poços de Caldas como em todo Brasil.

Na próxima terça-feira, 8, o episódio será tema da reunião do Conselho da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas para que os integrantes decidam se o órgão tomará alguma providência oficial sobre o fato.

4 thoughts on “Compiré repudia bandeira da Ku Klux Klan hasteada por hóspede na fachada do Palace Hotel

  • Miguel

    Lamentável e deplorável tal atitude, isso só pode ter vindo de algum cidadão dotado de má fé e sem caráter,…talves seja alguém que se ache acima do bem e do mal pela condição sócio econômica ou mesmo pela cor o que o faz um imbecil, …nada tem mais valor que o respeito ao outro indiferente de qualquer denominação…aqui estamos de passagem, mais dia ou menos dia vamos todos embora desta terra de meu Deus , o lugar de todos é o mesmo ,… vamos viver em paz e irmanados buscando sempre a felicidade juntos.

    Resposta
  • oscar rodrigues

    Quanto mimimi, que gereção que só causa polemica em vez de ter atitudes mais nobres….. crescemos assistindo essa bandeira em varios seriados, principalmente no Gatões,,,, alem do mais a ignorancia reinou aqui, a bandeira da Kun é parecida mas não é essa, pessoal devia começar a arrancar o cruxifo das igrejas, afinal ela foi responsável pela inquisição e apoiava a escravidão, ou da “suastica das estatuas do Buda que é parecida com a usada no nazismo,,, ai algum ignorante tb pode achar que é a mesma coisa……….

    Resposta
  • JUSLENE

    Eu penso que este hóspede deve ser identificado para esclatecimentos. Vejo que ele prática dois crimes a prática do racismo e desrespeitando ao nosso território brasileiro.

    Resposta
  • Marcelo

    Na realidade o que vemos aí é um grande mal entendido, um pouco por precipitação e um pouco por ignorância, tbm repudio a escravidão e a segregação racial, mas esta bandeira foi confundida, pois a klu kux Klan nem tinha bandeira pois era uma entidade que se mantinha no anonimato, o problema é que tudo vira motivo pra polêmica… Vamos ler mais e ser mais tolerantes, no Brasil falta cultura e sobra intolerância, em tempo, lembro as pessoas que estão lendo estas palavras que temos um assunto neste país que está passando batido por omissão da sociedade e vcs sabem qual é…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.