PolíticaSaúdeUtilidade pública

Secretário de Saúde é contra a recusa ao atendimento de novos pacientes na oncologia da Santa Casa

Depois da diretoria da Santa Casa ter oficializado a suspensão do atendimento de novos pacientes no setor de oncologia na semana passada, ontem o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, assumiu posição contrária a decisão tomada pela direção do hospital.

Segundo o secretário os recursos para o pagamento do tratamento dos pacientes de Poços de Caldas estão garantidos

No ofício encaminhado ao prefeito, secretário de saúde e ao presidente da Câmara, a Irmandade do Hospital da Santa Casa comunicou não ter mais condições financeiras de atender a novos casos do setor de Oncologia. O documento informou ainda que os pacientes já em atendimento poderiam ter dificuldades para a realização de alguns exames feitos fora da Santa Casa.

O secretário de Saúde que tem acompanhado esta situação de perto, não concorda com a medida. “Eu solicitei a oficialização desta situação, porque já estavam chegando aqui à Secretaria, casos de pacientes não atendidos na Unacon e esta é uma situação que não pode ficar assim, extraoficial, de forma indefinida. A partir daí, enviei ofício ao Secretário de Saúde de Minas Gerais, solicitando solução para o grave problema. Também estive em audiência com o Ministro da Saúde Ricardo Barros, em Brasília, na semana passada e ele se prontificou a nos oferecer ajuda, com envio da resposta em breve e estamos aguardando”.

Mosconi afirma ainda que tem buscado contato permanente com a direção da Santa Casa, com o objetivo de solucionar a questão. “No último dia 22 de setembro, após reunião com os representantes da Regional de Saúde e da direção da Santa Casa, solicitei à diretoria daquele hospital que mantivesse o atendimento aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer, informando que o pagamento para isso não faltaria. Pedi a superintendente da Santa Casa, Renata de Cássia Cassiano Santos taxativamente que não recusasse os pacientes. Mas ainda assim, estamos recebendo aqui na Secretaria, casos de pacientes desesperados com a recusa do atendimento”.

A confirmação deste procedimento de recusa de novos pacientes veio novamente à tona nesta terça-feira, 26. “Mantive contato telefônico com a enfermeira responsável pelo agendamento das consultas e fui informado de que a unidade não está aceitando novos casos, por ordem da direção do Hospital. O que se confirmou em seguida, em contato direto com a responsável pela direção da instituição”, afirmou Mosconi.

Carlos Mosconi reitera ainda que todos os pagamentos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde estão rigorosamente em dia e que sempre houve compromisso desta administração municipal com os pacientes de Poços de Caldas. “Apesar das negativas refazemos o apelo para que o atendimento tenha continuidade. Quero ressaltar com ênfase, mesmo sem ter tido qualquer resposta do Governo de Minas Gerais e aguardando ainda manifestação de Brasília, que os recursos para o pagamento do tratamento dos pacientes de Poços de Caldas estão garantidos, segundo compromisso do prefeito Sérgio Azevedo, atendendo ao nosso apelo. Os pacientes de outras cidades deverão ser atendidos de acordo com a pactuação com cada município”.

Dados atualizados demonstram que a dívida do Governo de Minas com a Secretaria Municipal de Saúde está em R$ 15.877.950,49, ou seja, quase 16 milhões de reais. O valor é a soma de repasses não feitos em 2015, em 2016 e em 2017. Desta dívida de quase 16 milhões de reais com o município, R$ 5.255.033,65, ou seja, mais de cinco milhões de reais, são devidos à Santa Casa. “A Santa Casa segundo informação dela própria deve 15 milhões de reais. Não é justo que por esta razão e não por falta de pagamento à Unacon, os pacientes com câncer deixem de ser atendidos e os médicos não recebam por seu trabalho. A paralisação deste atendimento poderá levar a Santa Casa a perder o credenciamento para o tratamento do câncer”, finalizou Carlos Mosconi.  Fonte – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.