Navegue por

Mais de 1.200 atletas disputam os JIF em Poços de Caldas

Mais de 1.200 atletas/estudantes de todo país participam até domingo, 8, da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais – JIF, que acontecem em Poços de Caldas. A cerimônia de abertura foi na noite desta terça-feira, 3, no Centro de Convenções (Cenacon), onde também as delegações foram recebidas ao longo do dia.

Delegações foram recepcionadas no Cenacon – foto divulgação

A solenidade marcou o início da competição que envolve 11 modalidades esportivas: atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete.

As competições são abertas ao público e acontecem durante toda a semana em diversos centros esportivos cedidos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes de Poços de Caldas.

As partidas de Futsal e handebol serão no Ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves, judô e tênis de mesa no Cenacon. Já a natação será realizada no Country Club, futebol de campo no Estádio Municipal Benedito Bandola de Oliveira, vôlei no Ginásio Poliesportivo Miguel Zanetti, basquete no Ginásio Poliesportivo do Campus Poços de Caldas (Jardim Esperança), vôlei de areia no Parque Municipal Antônio Molinari, xadrez no Hotel Village Inn, e atletismo na Pista de Atletismo localizada à Rua Hélio Dominguete.

JIF aquece a economia local

Além de movimentar os centros esportivos da cidade, a expectativa é que a presença das delegações também possa aquecer a economia da cidade, começando pelos hotéis onde as delegações estão hospedadas. Até o próximo domingo são mais de 1.200 atletas e integrantes das delegações visitando os pontos turísticos da cidade e o comércio local.

A estrutura oferecida pelo Município, desde a rede hoteleira até os centros esportivos comprovam o potencial de Poços de Caldas para sediar eventos esportivos de porte nacional como já aconteceu de 2006 a 2009 durante os Jogos Escolares e depois em 2012 com as Olímpiadas Escolares, que substituíram os Jogos Escolares, eventos promovidos pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro

Sobre o JIF

A Etapa Nacional do JIF envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Trata-se de uma confraternização promovida por intermédio do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional dos Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), com o objetivo de incentivar o esporte entre os estudantes e também para a integração da comunidade escolar.

Foram classificados para essa fase os melhores atletas das fases locais e regionais em cada modalidade esportiva. Cada ano uma instituição da Rede Federal fica responsável pela organização dos jogos da etapa nacional, que acontece de forma itinerante na cidade sede da instituição realizadora. Neste ano, a competição será realizada pelo IFSULDEMINAS, que escolheu a cidade de Poços de Caldas para sediar o evento.

One thought on “Mais de 1.200 atletas disputam os JIF em Poços de Caldas”

  1. VANDERLEY ALMEIDA SILVA says:

    Sucesso aos nossos alunos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *