CulturaDiversosEVENTOS EM GERALUtilidade pública

IMS-Poços promove oficina sobre filme noir

O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas oferece neste sábado, 7, uma oficina sobre o filme noir ministrada por Fernando Brito. A atividade pretende ir além do debate sobre gênero ou estilo, a fim de pensar sua complexidade histórica, social, cultural e cinematográfica.

A entrada é gratuita e requer inscrição prévia por telefone (35) 3722-2776 ou e-mail ims.pc@ims.com.br.

Os interessados vão participar das seguintes atividades:

1) Exibição do filme “Pacto de Sangue”, de Billy Wilder

2) Análise do filme e discussão sobre o filme noir: as origens, vertentes do noir em seu ciclo histórico, o final do ciclo histórico do noir e a permanência no neo-noir.

Herdeiro do expressionismo alemão, do romance policial hard-boiled e do filme de gângster, o filme noir hollywoodiano teve seu ciclo histórico entre o início dos anos 1940 e o final dos 1950, permeando diversos gêneros, do melodrama ao policial. Este curso introdutório pretende ir além do debate “gênero ou estilo” que norteia muitos dos estudos sobre o filme noir, a fim de pensar sua complexidade histórica, social, cultural e cinematográfica.

Partindo da análise de cenas de filmes emblemáticos, serão discutidas as principais vertentes e realizadores do cinema noir e, sobretudo, buscando demonstrar que o noir não deve ser reduzido apenas a termos estéticos, mas sim compreendido como uma visão cínica e moralmente ambígua de um mundo corrompido pelo dinheiro, revelando assim o lado sombrio do sonho americano no imediato pós-guerra.

Fernando Brito é Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, pesquisador, crítico de cinema e curador da Versátil Home Vídeo desde 2001. Fernando também colaborou ao longo de sua carreira com diversas publicações, como a Sci-Fi News Cinema e o extinto Jornal do Vídeo.

Serviço:

Oficina “Pensando o filme noir”
Quando: 7 de outubro
Horário: das 14h às 19h
Local: Instituto Moreira Salles, MG – IMS Poços de Caldas
Gratuita
Inscrições por telefone (35) 3722-2776 ou e-mail ims.pc@ims.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.