DiversosMeio Ambiente

Zoo das Aves participa da devolução de mutuns ao Estado de origem

Em solenidade realizada no Centro de Educação Ambiental Pedro Nardelli, em Maceió, um casal de Mutuns-de-alagoas foi devolvido ao estado de origem após 42 anos na lista de extinção na natureza.

Espécie estava ameaçada pela caça e a extinção da mata atlântica – foto Anderson Stevens /Folha de Pernambuco

Eles foram levados para a região por um dos responsáveis pela reprodução em cativeiro, Roberto Azeredo, de Contagem- Minas Gerais, da Sociedade de Pesquisa da Fauna Silvestre (CRAX).

Azeredo é grande amigo do Sr. Moacyr de Carvalho Dias, o Xixo, do então Criadouro de Aves Poços de Caldas, hoje Zoo das Aves. Ambos foram os criadores de aves que em 1999 receberam do pesquisador Pedro Nardelli, do Rio de Janeiro, cada um em média 20 indivíduos, após apenas três deles terem sido resgatados na natureza em Alagoas. Pedro Nardelli é pesquisador da espécie desde 1976.

Após 18 anos de pesquisa e reprodução em cativeiro, hoje existem mais de 200 indivíduos, sendo que em Poços de Caldas são 22, no Zoo das Aves.

Os conservacionistas fazem parte do Plano de Ação Nacional de Conservação do Mutum-de-alagoas, criado em 2008, sendo que o terceiro encontro para a definição das ações aconteceu em Poços de Caldas, em 2012.

No evento em Alagoas o Zoo das Aves foi representado pela coordenadora de Marketing, Rose Lino, que ao lado do presidente do IPMA – Instituto pela Preservação da Mata Atlântica, Fernando Pinto e do Governador de Alagoas, Renan Filho, entrar no viveiro onde vão ficar os mutuns para visitação e início do trabalho de educação ambiental no local e posteriormente serem reintroduzidos ao habitat natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.