CulturaDiversosHistorias de PoçosRoberto Tereziano

Há 300 anos surgia Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Em 12 de outubro a comunidade católica comemora 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, uma das versões de Nossa Senhora mais venerada no Brasil. Há também curiosidades ligadas a ela em Poços de caldas.

Um pouco de História

Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores, Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do Rio Paraíba, colheram a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no lugar denominado Porto do Itaguassu. Filipe Pedroso levou-a para sua casa conservando-a consigo até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a Imagem da Virgem que ali permaneceu até 1743. Todos os sábados, a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a se divulgar, com o nome dado pelo povo de Nossa Senhora Aparecida. A 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira Capela. Como esta, com o passar dos anos, não comportasse mais o número de devotos, iniciou-se em 1842 a construção de um novo templo inaugurado a 8 e dezembro de 1888. Em 1893, o Bispo diocesano de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, elevou-o à dignidade de “Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. A 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem milagrosa foi solenemente coroada, e a 29 de abril de 1908 foi concedido ao Santuário o título de Basílica menor. O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930, “para promover o bem espiritual dos fiéis e aumentar cada vez mais a devoção à Imaculada Mãe de Deus”. A 5 de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu a “Rosa de Ouro” à Basílica de Aparecida. Em 1952 iniciou-se a construção da nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente dedicada pelo Papa João Paulo II a 4 de julho de 1980.
Curiosidades de Poços de Caldas

Em 1957 a comunidade católica estava em campanha para a construção da igreja de nossa Senhora Aparecida. A procissão passava pelas diversas regiões da cidade arrecadando donativos materiais para a construção da igreja.

O ” Milagre na Usina das Antas”

Na usina das Antas, desde tempos idos havia uma imagem de nossa senhora Aparecida. Em 1961 um dos dutos que leva água para a usina se rompeu produzindo grande inundação na estação e a grande imagem ficou aos pedaços.

Nosso ex-pracinha Gançalo Colhado, um dos antigos funcionários da “Força e Luz” conseguiu reunir o máximo possível de pedaços da imagem e os mandou para a escola Dom Bosco na tentativa de recuperar a imagem da santa. Meses depois, os alunos artistas realizaram o “milagre:” A entregaram completamente recuperada.


A foto acima mostra o momento em que a imagem restaurada fora reconduzida ao seu local na usina das Antas.
Quando se comemora os 300 anos do histórico encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida o encontro de tal foto nos traz curiosidades da fé em Poços de Caldas.

Em 1957 a comunidade estava em plena campanha para a construção da antiga igreja de Aparecida no Bairro Vila Nova. A procissão percorria as regiões de Poços pedindo colaboração e material de construção.

A antiga igreja deu lugar ao atual santuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.