Navegue por

Exposição e palestra marcam ações da Câmara no Outubro Rosa

Vai até o dia 30 de outubro a exposição “Vivência” do fotógrafo Bruno Alves retrata a determinação e a superação de pacientes com câncer.

A exposição fotográfica fica no saguão de entrada da Câmara até 30 de outubro

A mostra faz parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa desenvolvidas pela Câmara Municipal de Poços de Caldas.

Além da abertura da exposição na última quarta-feira, 11, houve uma apresentação, pela idealizadora do movimento União Rosa, do trabalho realizado no município visando à troca de informações e acolhimento das pacientes com a doença.

O evento reuniu vereadores, o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, a primeira-dama do município e presidente do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), Gisele Azevedo, e comunidade em geral. Após a abertura das atividades no plenário da Casa, o público se dirigiu ao saguão de entrada para visitar a exposição fotográfica.

Durante o encontro, Cláudia Rocha contou a história do projeto União Rosa, que tem desenvolvido diversas ações na cidade, como a humanização do ambiente hospitalar, o acolhimento ao paciente, a realização de campanhas temáticas e exposições.

As atividades na Câmara vão até o dia 30

Segundo a idealizadora, o projeto possibilitou, além das ações já citadas, a identificação de demandas na área, resultando na iniciativa de se criar uma ONG, o GAAPO (Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico). “Para você conseguir ações maiores, você precisa estar legalmente constituído. A ideia de se tornar uma ONG foi acontecendo na medida em que fomos amadurecendo os projetos e novas demandas foram surgindo. Quando fomos trabalhar com prevenção, pensando em ações que podemos fazer para ajudar a população, atingindo um número maior de pessoas, passamos a pensar na prevenção do câncer infantil. Percebemos que era preciso mudar de nome, porque União Rosa já não fazia mais sentido. O movimento vai continuar existindo, com muito carinho, vai ser o evento que sempre vamos realizar em outubro para as pacientes, mas o nome GAAPO vem fortalecido, de forma amadurecida. Estamos elaborando o estatuto e a ideia é lançá-lo até o final de novembro”, contou.

O fotógrafo Bruno Alves, responsável pela exposição Vivência, destacou que o trabalho surgiu após o convite recebido para registrar o II Encontro União Rosa, no último dia 02, no Espaço Cultural da Urca. São 24 fotografias que propõem um olhar diferenciado para as mulheres que lutam contra o câncer, revelando o que há de suave, sutil, positivo e otimista na batalha contra a doença. “São imagens que passam uma mensagem positiva. O brilho dos olhos, os sorrisos, as cores. [A ideia] é poder somar, principalmente no mês de outubro, quando a mensagem de prevenção e conscientização está mais presente. Vim para somar ao projeto”, destacou.

O presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), destacou que a Câmara, mais uma vez, participa do Outubro Rosa e propõe o debate sobre a necessidade de prevenção do câncer. “A Câmara apoia esta campanha. Mais uma vez participamos das atividades do Outubro Rosa e aproveito a oportunidade para parabenizar todas as pessoas envolvidas nesse trabalho, principalmente a Cláudia Rocha, e outras que lideram esse movimento. Temos na Câmara a Comissão dos Direitos da Mulher e procuramos sempre abrir espaço e dar o apoio necessário para que estes e outros assuntos possam ser discutidos dentro da Casa”, declarou.

Programação

A exposição fotográfica estará no saguão de entrada da Câmara até 30 de outubro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Encerrando as atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Câmara promoverá uma palestra com o médico oncologista Dr. Tobias Engel Ayer Botrel, sobre o tema “Prevenção, rastreamento e avanços no tratamento dos tumores mais prevalentes”. O encontro será no dia 30 de outubro, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *