DiversosEsporte

Medalhista Olímpico, René Simões, é uma das atrações do Flipoços

Aproveitando a proxi­midade da Olimpíada do Rio, o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipo­ços) traz à cidade o técni­co renomado,  René Simões, que conquistou a medalha de prata com a seleção feminina de futebol, nos Jogos de Atenas, em 2004. O treinador participa da mesa “Do caos ao topo”, sobre a importância do trabalho em equipe e de alto rendimento no espor­te, dia 6 de maio, às 20h, no salão de convenções do Minas Garden Hotel, rua Dr. Francisco Faria Lobato, 50. Ao lado dele estará Nizar El Khatib, vice-prefeito de Poços de Caldas e entusiasta do esporte. A mediação da mesa é de Marcelo Nober­to, especialista em esporte de alto rendimento.

René Simões comandou a seleção brasileira feminina de futebol na conquista da medalha de prata na Olimpíada de Atenas
René Simões comandou a seleção brasileira feminina de futebol na conquista da medalha de prata na Olimpíada de Atenas

Segundo Gisele Ferrei­ra, curadora do Flipoços e diretora da GSC Eventos especiais, empresa que criou e organiza o evento há 11 anos, a Olimpíada não poderia passar em branco naquele que é considerado o festival li­terário do país que mais dá espaço para a diversi­dade de temas. “O mundo inteiro estará ligado nos Jogos do Rio e queremos antecipar a discussão so­bre o trabalho que nossos atletas fazem para dispu­tar medalhas. Sem contar que a simples presença do René Simões, um dos técnicos de futebol mais conhecidos no país e ex­terior, dá um brilho extra ao Flipoços”, ressaltou a curadora do Flipoços.

Perfil René Simões

Professor de Educa­ção Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Simões, que também foi jogador de futebol profis­sional, treinou alguns dos principais clubes do Bra­sil, como Bahia, Figuei­rense, Coritiba e Botafogo. Entre os títulos conquis­tados como técnico, estão o campeonato da série B, com o Coritiba, em 2007, e a Taça Guanabara, com o Botafogo, em 2015. Si­mões tem, ainda, uma sóli­da carreira internacional. Treinou, por exemplo, as seleções de futebol da Ja­maica, do Irã e de Trindad e Tobago. A primeira, na Copa do Mundo da França, em 1998.

Por conta de sua atu­ação no exterior, Simões morou 22 anos fora do país. E também se envere­dou pela literatura. Tendo como base a experiência com a seleção feminina de futebol, ele lançou, em 2007, o livro “O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens”. A obra lhe rendeu naquele ano, o prêmio literário do sindicato dos jogadores.

O Flipoços 2016 será realizado simultaneamen­te com a 11a Feira Na­cional do Livro de Poços de Caldas, que começa neste sábado, 30 de abril e vai até o dia 8 de maio. Mais informações www.flipocos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.