CulturaDiversos

Nova biblioteca é inaugurada na Zona Leste

Os poços-caldenses, mais precisamente os moradores da Zona Leste, podem contar agora com mais um espaço para leitura. É a Biblioteca Municipal Dr. Marcus Vinícius de Moraes, inaugurada na tarde desta quarta-feira, 22, nas antigas dependências do Centro Social Urbano e também do Campus do Instituto Federal do Sul de Minas.

Nova biblioteca homenageia Dr. Marcus Vinicius de Moraes
Nova biblioteca homenageia Dr. Marcus Vinicius de Moraes

A nova biblioteca pública leva o nome do saudoso Dr. Marcus Vinícius, advogado, poeta e presidente da Academia Poços-Caldense de Letras. Na solenidade de inauguração, houve apresentação musical pelo Conservatório Municipal e também contou com a presença de familiares do homenageado e autoridades civis.

O projeto de instalação da nova biblioteca foi desenvolvido entre as secretarias de Cultura e de Educação e será gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) em conformidade com a lei 9.037/2015 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura e instituiu o Sistema de Bibliotecas Públicas. O projeto atende a indicação 03/2015 da Câmara Municipal de Poços de Caldas e foi contemplado com o edital de Criação de bibliotecas públicas municipais do Governo de Minas Gerais, recebendo investimentos no valor de R$26 mil em acervo com mais de mil itens entre livros de impressão comum, Braille, CD’s, DVD’s e audiolivros. O espaço funcionará das 8h às 18h.

Espaço conta com mais de mil exemplares
Espaço conta com mais de mil exemplares

Todas as vezes que investimos em cultura, vale a pena, seja em parceria com artistas locais, em eventos, seja na reforma do teatro, na instalação da cabine literária, na formação do sistema municipal de cultura, na confecção do Plano Decenal de Cultura. Estamos investindo muito nesta área e hoje, por meio de indicação do vereador Paulo Tadeu, inauguramos mais uma biblioteca pública, desta vez prestigiando os moradores da região leste”, informou o prefeito Eloísio Lourenço.

O secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura destacou a expansão da rede de bibliotecas públicas na região leste da cidade. “Uma região densamente povoada e que, além da biblioteca Dr. Marcus Vinícius, contará com mais uma, no CEU do Jardim Itamaraty possibilitando maior acesso à cultura e à leitura”. Com as novas instalações, o secretário acredita que os indicadores de leitura, pesquisa realizada pela Fundação Biblioteca Nacional, e que estão entre os melhores do país, deverão ter um salto significativo, inclusive em relação ao número de bibliotecas por habitante.

Crianças podem contar com espaço voltado para literatura infantil
Crianças podem contar com espaço voltado para literatura infantil

Poços de Caldas passou a contar com quatro bibliotecas públicas, uma biblioteca móvel, uma cabine literária e uma rede em constante expansão mapeando áreas e elaborando projetos para implementação de mais bibliotecas públicas no município.

Poços-caldense lê quase 5 livros por ano

Uma pesquisa divulgada pela Câmara Mineira do Livro, em agosto do ano passado colocou Poços de Caldas com o maior índice de leitura do estado e acima da média nacional.

Segundo o estudo, os poços-caldenses leêm em média 4,34 livros por ano. No Brasil, a média é de 1,85, e em Minas Gerais, de 1,62. Em Poços, um cidadão lê o dobro do que outros no país, e três vezes mais do que na média estadual. 

Segundo a Câmara Mineira do Livro, o indicativo é um reflexo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, que ficou na faixa de 0,779 de acordo com a última pesquisa, bem como o investimento em educação e cultura, já que o município tem excelente infraestrutura de escolas e universidades públicas e particulares, agora com 4 bibliotecas públicas, uma biblioteca móvel, uma cabine literária, um Museu Histórico e Geográfico com biblioteca, movimentos literários, agenda cultural e eventos de expressão nacional como é o caso da Feira Nacional do Livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.