Uncategorized

CARREIRA JURÍDICA (1)

Promotor público

procurador

O promotor público atua como o defensor da sociedade, sendo o agente de acusação nos casos de crimes graves. Conheça mais sobre a carreira de promotor público dentro do direito.

O Promotor Público ou Promotor de Justiça, popularmente chamado somente de Promotor, é o principal representante do Ministério Público dentro dos tribunais de Direito e também o responsável pela acusação (promoção da justiça) nos julgamentos.

O promotor pode ser considerado um defensor dos interesses da sociedade, zelando para que a justiça seja feita e que os crimes contra a ordem social sejam esclarecidos.

Ação Penal Pública e Ação Penal Particular Dentro do Direito

A Ação Penal Pública acontece quando o acusado comete algum crime contra o Estado, ou então quando o caso é considerado muito grave (assassinato, tortura, sequestro, etc.). Nesses casos, a culpa deve obrigatoriamente ser apurada pelo sistema de direito do Estado, independentemente da vontade ou iniciativa do acusado.

Segundo a Constituição Brasileira de 1988 (a constituição atual do nosso país), o Estado tem a obrigação de apurar esses casos, para poder manter a ordem pública e o nível de civilização da sociedade.

 

Nos casos em que uma pessoa ou organização processa outra parte, não temos uma Ação Penal Pública e sim uma Ação Penal Particular.

Na ação penal particular não é necessário o trabalho do promotor público, temos apenas Advogados de Acusação contra Advogados de Defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.