DiversosPolítica

Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e TV

propTem inicio nesta sexta-feira, 26, a propaganda eleitoral no rádio e TV. Este ano com as novas regras a propaganda eleitoral teve o tempo reduzido pela metade, caiu de 90 dias para 45. A mudança influenciou também a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV que teve o tempo reduzido para apenas 10 minutos e os programas eleitorais poderão ser utilizados apenas por candidatos a Prefeito.

No rádio e TV a propaganda será de apenas 30 dias no primeiro turno.

No rádio: das 07:00 às 07:10 horas e das 12:00 às 12:10 horas, de segunda-feira a sábado;

Na televisão: das 13:00 às 13:10 horas e das 20:30 às 20:40 horas, de segunda-feira a sábado.

Os candidatos a Prefeito e a Vereador terão direito, ainda, a divulgação de inserções (propagandas).

Para isso, cada emissora de rádio e televisão destinará 70 minutos diários. Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 05:00 as 24:00 horas, e serão utilizados 60% pelos candidatos a Prefeito e 40% pelos candidatos a Vereador. Cada inserção poderá ter 30 ou 60 segundos.

Nestas eleições, a Justiça Eleitoral em todo o país vai utilizar as novas regras para fiscalizar os recursos empregados nas campanhas dos candidatos. De acordo com a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado, os partidos e coligações deverão prestar contas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a cada 72 horas. Os dados poderão ser consultados no site do TSE.

Ainda pela nova norma, os candidatos também estão proibidos de receber doações de empresas e só poderão ser financiados por pessoas físicas e recursos do Fundo Partidário. As doações de simpatizantes dos candidatos só podem ser feitas por meio de recibo e declaradas no Imposto de Renda. As chamadas “vaquinhas virtuais” foram vetadas pelo TSE.

Clique aqui para conferir o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.