DiversosLiteraturaLIvros Sobre Poços

História da Associação comercial em livro de Hugo Pontes

20140115_142101

“Associações Comerciais são entidades da classe empresarial que congregam pessoas jurídicas e físicas vinculadas a todos os setores da atividade econômica, como por exemplo, agricultura e pecuária, comércio, indústria e prestação de serviços. A denominação “Comercial” deve-se ao fato de o comércio ser a atividade preponderante no início do século 18.”

No período do Brasil-Colônia tinha o nome de Praças do Comércio e através delas os comerciantes se associavam com o objetivo de fortalecerem-se e, além disso, lutarem pela liberdade e pela cidadania.

A primeira Associação Comercial brasileira foi fundada em 15 de julho de 1811 em Salvador, na Bahia. Em 1819 fundou-se a do Pará e em 1820 a do Rio de Janeiro. Em Minas Gerais surgiu em Belo Horizonte no ano de 1901.

Em Poços de Caldas a Associação Comercial foi fundada no ano de 1936, portanto há 80 anos, por alguns comerciantes que tinham por objetivo se unirem para que, com organização, pudessem desenvolver as suas atividades em todos os setores da economia local.

O professor, advogado e comerciante Cornélio Tavares Hovelacque, apoiado por outros 35 companheiros, foi o líder dessa empreitada.

A partir desse primeiro registro histórico, surgiu a proposta do empresário e atual presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, Márcio Roberto de Oliveira, com o apoio de toda a diretoria, a fim de desenvolver uma pesquisa e a elaboração de um livro, através do professor e escritor Hugo Pontes, para levantar toda a história das atividades da ACIA nestes 80 anos da sua existência.

Sem dúvida o resultado do trabalho surpreende pela importância com que a ACIA se inseriu e influenciou no crescimento econômico e social da cidade de Poços de Caldas.

O livro revela interessantes e variados aspectos do passado recente de nossa cidade como a luta contra a falta de produtos alimentícios durante a 2ª Guerra Mundial, época em que as cidades brasileiras recebiam quotas de produtos e precisavam manter a população abastecida. O problema do isolamento da região em virtude da falta de rodovias. O empenho em trazer para a cidade escolas de qualificação profissional – e de apoio ao empresariado em geral – como o SENAC, o SESI, o SENAI, o SESC, e o SEBRAE. Além do gerenciamento e administração da Zona Azul durante vários anos.

Dessa forma, o livro ACIA – Trabalho e Desenvolvimento é uma obra que entra para o acervo bibliográfico na história de Poços de Caldas, como um registro que mostra aspectos importantes da vida local seja no setor do comércio, da indústria, da agropecuária e de serviços.

Livro – ACIA – TRABALHO E DESENVOLVIMENTO

Autor – Hugo PONTES

Editora – Sul Minas Gráfica e Editora, Poços de Caldas – MG

Ano – 2016

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.