Política

Vereadores visitam depósito de minérios em Poços

 

Mais uma mineradora sediada em Poços de Caldas recebeu a visita os vereadores do município. Desta vez, o alvo foi a unidade da Votorantim metais. Os edis Marcos Tadeu Sansão (PSDB) e Jonei Eiras (PSDB) foram conhecer os depósitos de rejeitos da empresa, que atualmente se encontram desativados.

Vereadores durante visita na Votorantim em Poços
Vereadores durante visita na Votorantim em Poços

Um dos assuntos discutidos foi o processo de recuperação das áreas mineradas, lavra e beneficiamento de bauxita. Durante o encontro, o gerente de Poços de Caldas, Hamilton Wuo, destacou que a etapa do processo produtivo que gera o rejeito foi encerrada no município em 2001 e que os antigos depósitos em forma de diques foram construídos fora das áreas de drenagem natural, estando a área estável e toda reflorestada com espécies nativas da região.

Esta foi a segunda mineradora instalada no município a receber a visita dos parlamentares. No mês passado, outros vereadores também foram até os depósitos de rejeitos de outra multinacional, a Alcoa. Na unidade, eles foram conhecer as instalações das áreas de resíduos de bauxita.

As visitas acontecem depois de um dos maiores acidentes ambientais, registrado no dia 5 de novembro em Mariana, na região central de Minas Gerais, em que mais de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração vazaram após rompimento de barragens da Samarco. Volume este que segundo o Ibama daria para encher mais de 50 mil piscinas olímpicas. A avalanche de lama devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando 600 pessoas desabrigadas. 11 homens que trabalhavam na barragem e 9 moradores do distrito morreram soterrados pela lama que também atingiu o Rio Doce, afetando outros municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Distrito de Bento Rodrigues devastado pela lama
Distrito de Bento Rodrigues devastado pela lama – Foto Prefietosonline

Após o acidente na cidade histórica, o assunto virou tema de debates na Câmara de Poços de Caldas a respeito da situação das lagoas de contenção de rejeitos de minério na cidade.

Durante a visita na Alcoa, representantes da empresa apresentaram as etapas de gerenciamento das áreas de resíduos de bauxita, envolvendo o planejamento, projeto, instalação, operação e reabilitação destas áreas. Na ocasião, eles mostraram também os processos de atendimento aos requisitos legais e da multinacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.