Browse By

Amor ao próximo: projeto “Entrelaçar” proporciona encontro entre crianças e idosos

“Chega bem pertinho. É muito bom sentir você”, diz Dona Tereza de Jesus. “Por que tão pertinho?”, pergunta o menino. “É que a vovó tem um machucado no olho”, responde a acolhida, tocando as mãos do garoto. Dona Tereza é cega. Ela é uma das 45 idosas atendidas pela Associação das Damas de Caridade, uma das instituições de longa permanência para idosos contempladas com o projeto “Entrelaçar”, cujo objetivo é promover a troca de experiências entre os alunos da rede municipal de ensino e os idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) da cidade.

Dona Tereza de Jesus pôde sentir o carinho das crianças

Nesta quarta-feira (3), as crianças do Jardim II da Escola Municipal Lions Club, na Rua Peru, tiveram uma manhã que levarão para toda a vida. Elas chegaram tímidas à Associação Damas de Caridade, na Rua Rio Grande do Norte, mas em um instante tomaram conta do espaço – com a alegria típica da infância – e distribuíram sorrisos, abraços e vida às idosas acolhidas na entidade. O projeto “Entrelaçar” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com as secretarias de Educação e Esportes.

“Eu achei bem legal porque tem muita vovó pra abraçar”, resume o pequeno Lorenzo. Ele sintetiza a proposta do projeto, idealizado pelo juiz da Infância e Juventude e Corregedor dos Idosos, José Henrique Mallmann. “O projeto visa unir pontas por meio do melhor remédio, que é o afeto”, ressalta o juiz.

A secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, explica que o projeto intergeracional visa promover a integração das crianças das escolas municipais com os idosos institucionalizados, por meio do desenvolvimento de atividades conjuntas de convívio social, atribuindo sentido às vivências dos idosos e das crianças, favorecendo o vínculo e estimulando a relação de cuidado e afeto.

Cada uma das unidades escolares participantes fará, inicialmente, uma série de cinco visitas às instituições Lar dos Velhinhos, Associação das Damas de Caridade e Vila Vicentina Elvira Dias. Participam do projeto “Entrelaçar”, o Centro de Educação Infantil Professor Sebastião Martins e as escolas municipais Lions Club e Sérgio de Freitas Pacheco, que contam com Instituições de Longa Permanência para Idosos na vizinhança.

“A criança é a vida em abundância. São dois extremos que se encontram e se atraem, com a transmissão de experiências. Fazer a criança estar em contato com o idoso também é muito importante porque valoriza a família”, enfatiza a Irmã Iracy Bezerra, coordenadora geral da Associação das Damas de Caridade.

“Eu tenho uma tia de 100 anos. Quando as crianças chegam em casa, o que ela sente, a expressão dela, dá gosto de ver. Ela olha com tanto prazer as crianças brincando”, conta a diretora da E.M. Lions Club, Thais Gonçalves. Para a educadora, o projeto traz emoção, sentimento e qualidade de vida aos idosos.  “Já as crianças vão receber de volta aquele olhar de vó, que acaricia e que dá valor a tudo que elas fazem”, finaliza. – Secom – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *