Browse By

Anteprojeto propõe análise da qualidade da água nas escolas municipais

A qualidade da água consumida por alunos da rede municipal de Educação de Poços de Caldas resultou na elaboração de um anteprojeto de lei proposto pelo vereador Marcelo Heitor (PSC). O projeto sugere ao Executivo a realização de análise das águas e dos reservatórios das escolas e creches municipais. A matéria foi encaminhada ao Executivo no mês de agosto e pode voltar à Câmara para votação.

Vereador quer que o DMAE faça análise da água consumida nas escolas municipais

A proposta estabelece que a coleta de amostras para análise deverá ser feita pelo DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto|), em parceria com a Secretaria de Saúde, a cada quatro meses. Nos casos em que for constatado que a água não obedece ao padrão de potabilidade ideal ao consumo humano, oferecendo riscos à saúde, serão adotadas medidas imediatas. Os resultados desse trabalho ficarão disponíveis no site oficial da Prefeitura, sendo posteriormente enviados à Câmara Municipal.

Segundo o autor, a iniciativa em abordar esse tema através de um anteprojeto surgiu após visitas a diversas unidades escolares do município. “Em conversa com algumas coordenadoras, perguntei sobre a questão da limpeza dos reservatórios e se era frequente uma vistoria. Elas me reportaram que essas análises não eram feitas há muito tempo, inclusive haviam solicitado esse serviço, pois estavam preocupadas por existirem caixas d’água antigas”, ressaltou.

Para Marcelo Heitor, como o DMAE já realiza um trabalho de análise das águas, a iniciativa vem somar às ações do município visando ao bem-estar da comunidade. “Sabemos da importância da água tratada e da limpeza dos reservatórios. A análise e a fiscalização são essenciais a fim de garantirmos essa qualidade. O objetivo é, justamente, assegurar condições de consumo, não oferecendo riscos à saúde. Espero que a proposta seja aceita pelo Executivo e possam retornar aos vereadores para aprovação”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *