Após rompimento em Brumadinho, vereadores de Poços visitam barragem de resíduos da Alcoa

A Unidade da Alcoa em Poços de Caldas recebeu, na última quarta-feira, 6, um grupo de vereadores para conhecer suas operações e, principalmente, as Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs). A visita foi agendada após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Os vereadores foram conhecer de perto como é feito o armazenamento dos resíduos de bauxita da mineradora.


Vereadores visitaram as Áreas de Resíduos de Bauxita

Participaram da visita os vereadores Álvaro Cagnani (PSDB), Gustavo Bonafé (PSDB), Joaquim Alves (MDB), Lígia Podestá (DEM), Lucas Arruda (Rede), Marcelo Heitor (PSC), Mauro Ivan (PSB), Pedro Magalhães (PSDB) e Maria Cecília Opipari (PT), além da assessora parlamentar Isadora Bernardo. Eles foram recebidos por Walmer Rocha, gerente de Operações da Unidade, Michelle Shayo, diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa Brasil, Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais, Edson Reis, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Donizeti Lima e Renato Pizol, de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e Dino Segnini, das ARBs. A ação faz parte do Programa Alcoa de Portas Abertas, com visitas permanentes à Unidade.

As ARBs da Alcoa são de resíduos de bauxita, sem similaridade com barragens de rejeitos de minério de ferro. Durante a visita, foi mostrado como estas áreas são projetadas, construídas, operadas, monitoradas e reabilitadas, atendendo a rigorosos padrões e práticas nacionais e internacionais. “Desde a instalação da Alcoa em Poços de Caldas, há quase 54 anos, norteamos as nossas ações com base na responsabilidade e transparência, e atuamos sob os Valores da Companhia: agir com integridade, operar com excelência e cuidar das pessoas, incluída aí as comunidades onde mantemos operações. Diante das dúvidas e preocupações geradas com o rompimento de uma barragem em Brumadinho, organizamos estas visitas para que a sociedade conhecesse as nossas ARBs e o nosso compromisso com a segurança, não só em Poços de Caldas, como nas demais localidades da Alcoa no Brasil”, destacou o gerente de operações, Walmer Rocha.

Os vereadores ainda conheceram as ARBs in loco e esclareceram dúvidas sobre a segurança das operações da Alcoa. O vice-presidente da Câmara, vereador Gustavo Bonafé, falou da importância dessa visita. “Tivemos uma grande oportunidade de, juntamente com os técnicos da organização, sanar diversas dúvidas que a população nos enviou nos últimos dias, com a legítima preocupação sobre a situação das barragens em nosso município. Quero destacar a proatividade da Alcoa em contatar ativamente a Câmara, fazer convite para que pudéssemos rapidamente visitar as instalações. Na oportunidade, aproveitamos para fazer o convite a fim de que eles estejam presentes na audiência pública que será realizada em breve”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este site está protegido.