NotíciasPolítica

Audiência pública vai discutir a inundação no centro da cidade

A segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas, realizada na tarde desta quinta-feira, 11, praticamente foi em torno da chuva do dia 19 de janeiro, que atingiu boa parte do centro da cidade. Com um novo plenário que agora conta com um enorme painel do Cristo Redentor aos fundos, a sessão contou com a presença de todos os vereadores.

De "casa nova", sessão foi marcada por requerimento relacionados à chuva
De “casa nova”, sessão foi marcada por requerimentos relacionados à chuva do dia 19 de janeiro

Os principais requerimentos apresentados por eles foram em relação às medidas que foram e vem sendo tomadas após o temporal, entre elas a prevenção para o caso de uma outra inundação como ocorreu. Destaque para o pedido para realização de uma audiência pública para debater a questão das enchentes, requerimento este que teve como autoria a presidente da Casa, Regina Cioffi (PPS) e outros vereadores. De acordo com a presidente na audiência será feita uma discussão sobre o que houve, os fatores que levaram a inundação e principalmente analisar os estudos que já existem de macrodrenagem da cidade, da importância de trazer estes planos que são conceituais e que possam ser executados. “A audiência é no sentido de conversar sobre o que houve e planejar reestruturas importantes para o município, quando nos queremos dizer que temos uma cidade com desenvolvimento sustentável obviamente todos estes pontos tem que ser observados com bastante rigor”, concluiu Regina Cioffi.

A vereadora Maria José Scassioti (PSDB) solicitou um requerimento para que seja estudada a possibilidade de uma negociação com DMAE e DME sobre o pagamento das tarifas do consumo de água e luz para os estabelecimentos afetados pela inundação. “Como as duas instituições são do município, nada mais justo que seja analisada esta proposta, para amenizar as perdas dos comerciantes”, explicou a vereadora.

O requerimento foi aprovado por todos, com uma ressalva do líder do Executivo na Câmara, o vereador Paulo Tadeu (PT), que informou a todos que o Governo Municipal já havia se comprometido com os comerciantes e empresários de analisar as questões jurídicas sobre o pagamento o pagamento das tarifas e inclusive a isenção do IPTU.

Dando continuidade a chuva, o vereador Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB) também pediu informações sobre a canalização dos rios que cortam a região central com tubos de aço corrugado. ” Após a chuva eu e o vereador Jonei estivemos com os engenheiros da Secretaria de Obras e eles falaram que o grande problema da cidade hoje seriam as canalizações centrais, então eu fiz o pedido de informação pra saber sobre a durabilidade, se elas suportariam a pressão de um grande volume de água e quais seriam os efeitos de uma pressão maior de água em uma estrutura destas que já existe há um bom tempo,” destacou o vereador.

No último dia 3, uma equipe do Corpo de Bombeiros já havia realizado uma inspeção na tubulação do Ribeirão da Serra, que passa por baixo das imediações do Mercado Municipal, Marechal Deodoro e o terminal de linhas urbanas. O relatório desta avaliação será encaminhado para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.