Meio AmbienteNotícias

Barragem de resíduo de minério de Poços é diferente de Brumadinho, diz Alcoa

Depois de uma série de mensagens compartilhadas via redes sociais em Poços de Caldas e região a respeito da situação da barragem de resíduos de minério da Alcoa localizada na zona sul da cidade por causa do rompimento da barragem em Brumadinho, a mineradora divulgou um esclarecimento na tarde desta segunda-feira, 25.

Das 9 barragens da Alcoa apenas 4 estão em operação – foto divulgação Alcoa do Brasi

Em nota a Alcoa esclarece que empresa tem unidades nos estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais é comprometida com a saúde, segurança e meio ambiente e opera dentro dos mais altos padrões nacionais e internacionais.

Ainda segundo a nota a mineradora trabalha junto às agências ambientais e reguladoras, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretarias do Meio Ambiente nos Estados estando presente para garantir excelência operacional e evitar riscos. 

Sobre as áreas de resíduo de bauxita (ARBs) e lagoas de rejeitos, que são usadas pela Alcoa no Brasil, a mineradora informou que elas não têm similaridade em termos de engenharia e conteúdo com as barragens de rejeitos de minério de ferro, operadas por outras empresas. 

De acordo com a nota de esclarecimento, as áreas de resíduo de bauxita de Poços de Caldas são projetadas, construídas e operadas dentro dos mais rigorosos padrões e melhores práticas nacionais e internacionais. Todo o sistema está em conformidade com a legislação e regulação dos entes federais e estaduais, assim como auditoria independente e atualizações nos sistemas estadual e federal de informações sobre segurança de barragens;

Ao todo são 9 áreas de resíduos, sendo 4 em operação e 5 já reabilitadas, todas consideradas estáveis de acordo com a legislação e padrões internacionais. O plano de monitoramento e controle abrange as especificações técnicas estabelecidas na legislação, padrões de engenharia e da Alcoa;

Segundo a nota, a Alcoa Poços de Caldas tem Plano de Ação de Atendimento de Emergência, detalhando as ações de monitoramento, mitigação e resolução de emergências, gerenciando os riscos, reduzindo e eliminando potenciais impactos internos e externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.