CulturaNotícias

Chalé dos Prates será preservado por meio do tombamento histórico

Quem já passou em frente ao Chalé dos Prates ou Sobrado do Conde Prates já se lamentou ou ficou preocupado com a preservação de um dos prédios históricos mais importantes de Poços de Caldas. O sobrado será restaurado e preservado. A preservação do casarão está sendo possível por meio da Lei 9.133, que ou o tombamento histórico do chalé.

Construído em 1886 o sobrado servia de casa de veraneio para o Conde Eduardo Silva Prates
Construído em 1886 o sobrado servia de casa de veraneio para o Conde Eduardo Silva Prates

O edifício já estava inventariado pelo Condephact, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico. Com a publicação da Lei, o casarão passa pelo processo de tombamento, que preserva suas características originais.

Isso não significa que o imóvel não possa ser alterado. “Isso pode ocorrer, tanto no imóvel, quanto ao redor dele, mas deve ser feito de modo que preserve as origens da edificação”, informa o arquiteto e diretor do Museu Histórico e Geográfico de Poços, Haroldo Paes Gessoni, acenando a possibilidade de haver uma restauração, agregando valor ao patrimônio, mas com reserva histórica.

O casarão

Construído em 1886 para servir como casa de veraneio para o Conde Eduardo Silva Prates, além de histórico, tem elementos arquitetônicos de extrema importância. A casa sofreu algumas alterações com o tempo. Era uma casa térrea, depois surgiu um pavimento. Antes carregava um estilo normando e depois desconfigurou-se para uma mistura de estilos. Porém, as intervenções estão marcadas na casa e é possível identificar a parte original e o que foi alterado ao longo do tempo. “Arquitetonicamente o sobrado tem características especiais”, esclareceu Haroldo Paes Gessoni.

One thought on “Chalé dos Prates será preservado por meio do tombamento histórico

  • Haroldo Gessoni

    Uma observação: O casarão poderá ser restaurado. A lei refere-se ao tombamento… Não significa que será restaurado, pois trata-se de um imóvel particular e a responsabilidade do restauro e do proprietário. Torcemos para que isso ocorra o mais breve possível!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.