CulturaDiversosEducaçãoUtilidade pública

Coletivo Esquina apresenta Sarau e Intervenção

O Coletivo #Esquina realiza duas ações nesta semana. A primeira delas é o tradicional Sarau no Pasquim Bar, que será realizado no dia 21, a partir das 20h. A outra é uma intervenção numa tarde cultural da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, na Cohab, no dia 22, às 14h.

Uma das ações será a intervenção na Cohab - foto divulgação
Uma das ações será a intervenção na Cohab – foto divulgação

As ações fazem parte do projeto que propõe ações itinerantes em diferentes pontos e espaços da cidade. De acordo com a organização, a intenção do Coletivo é mostrar que a linguagem artística pode dialogar com a comunidade de diversas formas.

Para o Sarau no Pasquim Bar, vindo de São Paulo, o #Esquina traz como convidada Mariana Felix, crônista, poeta e slamer. Com dois trabalhos publicados, um zine de poesias curtas chamado “Só se for uma rapidinha”e o livro “Mania que tem crônicas e poesias”, Mariana é uma das integrantes do coletivo audiovisual Prosa Poética, que busca mostrar os bastidores do universo dos saraus.A poetisa, que é bem conhecida no circuito dos slams de São Paulo, afirma que escreve seus poemas consciente das possibilidades de performance, planejando antecipadamente pausas e gestos.

Outras duas escritoras/poetas poçoscaldense são homenageadas no Sarau, Roana Mello e Talita Ribeiro. O coletivo apresentaa exposição literária Entre’Laços&Nós’com textos de autoria delas. Acreditando que sentimentos e vivencias podem ser transcritos e divididos, Roana e Talita criaram em 2014 a página Entre “Laços&Nós”, o intuito do projeto é entrelaçar com laços da vida, pessoas e poesias e desatar os nós que nos limitam.  As palavras escritas são uma arma, com elas dá-se vida ou mata-se também. Para elas: “Preferimos usá-las do melhor modo. Nossa munição será sempre o amor”.

A música fica por conta do duo Choro a Dois, formado por Jéssica Rosado (Bamdolim) e Gabriel Carbonari (Violão 7 Cordas), apresentando um repertório com composições de grandes mestres como: Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, entre outros que deram uma grande contribuição para a música brasileira. A intenção é dar oportunidade de acesso para que todos tenham o privilégio de conhecer e apreciar o Choro, considerado o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro.

E ainda: exposição de fotografias de Marquinho Matias e esquete teatral apresentada pela atrizÉvila dos Anjos.O microfone é aberto para quem quiser expressar a sua arte, seja em forma de poesia, música ou qualquer outra manifestação.

Já a Intervenção #Esquina na Escola Maria Ovídia Junqueira, acontece numa tarde cultural com o apoio da diretoria da escola e é aberta para toda comunidade. O #Esquina levará como atrações convidadas Mariana Felix, Roana Mello e Talita Ribeiro, que irão conversar com estudantes, pais, professores e quem mais estiver presente, contando suas vivências e experiências literárias além de apresentarem seus trabalhos. Haverá varal de fotos e poesias, distribuição de #PinosPoéticos e #CamisinhasPoéticas (que são fornecidas graças ao apoio do Programa Municipal DST/Aids de Poços de Caldas), além da doação de livros.

As ações possuem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e são viabilizadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com o incentivo da empresa Climepe Total e patrocínio direto do Grupo DME.

Sobre Esquina

#Esquina surgiu com a intenção de realizar intervenções culturais nos bairros e regiões periféricas de Poços de Caldas, aos moldes de um sarau. Também realiza ações em bares e escolas da cidade. Traz um microfone sempre disponível ao público, que pode contribuir com declamação de poesias, performances teatrais, música, literatura, dança e artes visuais.A proposta é apresentar a arte como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica, fomentando a inovação artística e cultural, promovendo a descentralização de acesso à cultura.

São idealizadores do projeto a pedagoga Kamilia Poloniato, o historiador Rafael Lopez, a produtora cultural e poeta Thais Costa, a advogada Chiara Carvalho e a atriz Taty Siqueira. Contam também com a colaboração e parceria de diversos artistas e produtores culturais de Poços de Caldas e outras regiões.

Serviço

Sarau #Esquina

– Quando: 21 de outubro às 20 horas

Onde: Pasquim Bar (Rua Humberto de Campos, n.555, Jd. Santa Rita)

Quanto: R$ 5,00 (sujeito à lotação do bar)

Intervenção #Esquina na Escola

uando: 22 de outubro às 14 horas

Onde: Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira (Rua Pedro Paulo Rodrigues Lemos, n. 131,Cohab)

Quanto: entrada de graça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.