CulturaDiversosUtilidade pública

Corpo de Bombeiros alerta sobre segurança com brinquedos no fim de ano e férias

O período de Natal é uma época festiva, cheia de brilho e muita alegria, especialmente para as crianças que aguardam ansiosas pela entrega dos presentes. Entretanto, a falta de atenção dos pais em relação aos brinquedos pode comprometer a festa.

Pais devem ficar atentos quanto às especificações do Inmetro – foto – Allãn Passos

É importante observar as normas referentes à classificação indicativa, a fim de evitar acidentes. Boa parte dos pais não observa as instruções do Inmetro nas embalagens e acaba oferecendo brinquedos que podem colocar seus filhos em risco.

Além disso, é necessário também atentar-se aos brinquedos de parques, playgrounds e outros dessa natureza, que são instalados nos quintais das residências. A isso somam-se, ainda, as brincadeiras das crianças e a curiosidade, outros motivos de preocupação, já que são frequentes as ocorrências de quedas, queimaduras e intoxicação nesse período.

No site do Corpo de Bombeiros há uma série de dicas de segurança para evitar acidentes principalmente envolvendo crianças. Para ter acesso às dicas clique aqui

Acidentes com crianças nas férias

Em 2016 o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registrou 1.019 ocorrências de acidentes envolvendo crianças com idades de 0 a 12 anos no estado. Somente nas férias de janeiro, julho e dezembro foram 230 ocorrências.
Entre as mais frequentes estavam: queda de altura, com 79 vítimas. Em seguida obstrução por vias aéreas por corpos estranhos, 76 crianças. Tombos 60 ocorrências. 12 vítimas por intoxicação ou envenenamento e 3 vítimas de queimadura doméstica.

Dicas do Inmetro:

No ato da compra, exigir o selo de identificação da conformidade ou selo de certificação. Ele demonstra que o produto atende a requisitos mínimos de segurança estabelecidos em normas e regulamentos.

  1. Não comprar produtos no comércio informal, mas sim no comércio legalmente estabelecido. Os produtos comprados no comércio informal, geralmente mais baratos, na quase totalidade dos casos são produtos irregulares, falsificados e, apenas como exemplo, podem conter substâncias tóxicas na sua composição. Exija sempre a nota fiscal do estabelecimento onde comprou para que haja responsabilidade social em caso de acidente ou defeito no produto.
  2. Antes de entregá-los às crianças, leia atentamente as instruções de uso, que orientam quanto ao uso seguro do produto. Cuidados especiais devem ser observados na retirada das embalagens, que podem ter grampos metálicos, papéis com tintas inadequadas, etc.
  3. Particularmente para brinquedos, deve ser dada atenção à faixa etária recomendada para o produto. Peças pequenas, em especial, são muito perigosas se usadas por crianças com idades inadequadas. Cabe total atenção nos lares onde existam crianças com diferentes faixas etárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.