NotíciasUtilidade pública

Corpo de Bombeiros dá prazo até dia 15 para Complexo ser esvaziado

O Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas estipulou um prazo até a próxima sexta-feira,  dia 15, para que o Complexo Santa Cruz seja esvaziado por completo. Após esta data o prédio será lacrado e não será mais permitida a permanência e o trânsito de pessoas no local.

Atualmente apenas a Secretaria de Esportes funciona no local
Atualmente apenas a Secretaria de Esportes funciona no local

De acordo com o Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, Capitão Douglas Martins Soares, devido a uma série de necessidades de adequações estruturais e também em relação a legislação do Corpo de Bombeiros e tendo em vista a dificuldade que a prefeitura encontra em fazer as adequações no Complexo, foi tomada a decisão de que o ideal seria a desocupação do estabelecimento. ” Isso vem sendo feito de maneira gradativa ,de  uma maneira bem tranqüila em conjunto com a prefeitura e o Corpo de Bombeiros e foi estabelecido que o dia 15 de abril seria a data que haveria essa total desocupação, permanecendo apenas um vigilante no prédio caso haja necessidade”, explicou o Subcomandante.

Atualmente apenas a Secretaria de Esportes funciona no local. Nesta segunda-feira, deve ser definido o local para onde os 10 funcionários que lá trabalham serão remanejados.

O prédio teve a estrutura condenada em 2013, desde então a atual administração tem alugado imóveis no centro da cidade para instalar as secretarias que antes funcionavam no Complexo. O prédio que foi construído há 44 anos já abrigou a Secretaria de Educação, Promoção Social, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Meio Ambiente, Defesa Social e a Rádio Libertas, ficando somente a Secretaria de Esportes que já está com os dias contados para a mudança.

Ainda segundo o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, não houve nenhum acidente ou algo que pudesse agravar a situação do prédio e que pudesse ter gerado esta atuação do Corpo de Bombeiros, porém há avaliações que apontam que o local necessita de reformas e adequações, mas muitas delas seriam inviáveis economicamente no momento para a administração e estruturalmente são obras complexas. “Portanto a partir desta dificuldade entendeu-se em conjunto com a prefeitura que o melhor para a segurança da população que utiliza o local era a desocupação total, ou seja as atividades no Complexo devem ser encerradas na próxima sexta-feira”, concluiu o Subcomandante.

Alternativa

Novo Complexo Santa Cruz vai abrigar 13 secretarias municipais
Novo Complexo Santa Cruz vai abrigar 13 secretarias municipais

Buscando uma alternativa para atual situação do Complexo Santa Cruz, a Prefeitura de Poços de Caldas apresentou no último dia 23 de março um projeto para a construção de um Centro Administrativo no local do Compelxo Santa Cruz.

O novo empreendimento seria construído por meio de Parcerias Público-Privadas, conhecido como PPP, um novo modelo de parceria que vem sendo adotado por administrações públicas e o setor privado.

Pelo projeto apresentado pelo consórcio formado por 5 empresas, o  Centro Administrativo vai abrigar 13 secretarias municipais e o Procon, que hoje estão espalhadas pela cidade em imóveis particulares alugados pelo município.

O projeto do Centro Administrativo foi elaborado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados em conformidade com o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), aberto em novembro do ano passado.

Pelo procedimento foi publicado um edital para que as empresas interessadas deveriam desenvolver em 90 dias um projeto para o empreendimento de forma que não tivesse custo algum para os cofres públicos e desta maneira o projeto passa a ser de propriedade do município, podendo ser colocado em prática ou não.

Agora o próximo passo é encontrar empresas que queiram fazer a parceria publico privada e dar início a execução do Centro Administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.