Browse By

Defesa Civil disponibiliza alertas locais por SMS

A Defesa Civil em Poços de Caldas passou a contar neste mês com um novo instrumento de informação e alerta à população. Agora é possível receber informativos locais sobre inundações, alagamentos, temporais, deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, tudo via um serviço de SMS. A mensagem de cadastro começou a ser enviada no dia 15 de janeiro, para todos os telefones celulares ativos no município.

O cadastro é feito por meio de SMS pelo número 40199

De acordo com Mauro Barbosa Filho, assessor da Defesa Civil de Poços de Caldas os informativos têm como finalidade orientar os moradores em relação às ocorrências de forma antecipada e também passar orientações em relação aos procedimentos a serem adotados diante das diversas situações.

O morador que, eventualmente, não receber o SMS, e deseja se cadastrar deve enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Já no caso de quem já recebeu o SMS, basta responder a mensagem com o número do CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. Caso o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto a qualquer momento. Lembrando que, o serviço é totalmente gratuito.

Os alertas estão sendo produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais. Essa é a quarta fase de implantação do serviço, que já está em pleno funcionamento nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

A previsão é que até o mês de março o serviço estará disponível em todos os estados e o Distrito Federal, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *