Browse By

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Portal ajuda pais a entenderem melhor o espectro

Criado em agosto do ano passado, o Portal Singularidades, da jornalista poços-caldense Maria Gabriela Bandeira, tem ajudado pais e familiares de autistas e interessados no assunto a entenderem melhor o Transtorno do Espectro Autista.

Portal foi criado pela jornalista para ajudar as famílias a entender melhor o Autismo

O portal, que conta com a participação e apoio de colaboradores, traz textos, reportagens e informações sobre como compreender melhor o espectro autista e aprender a lidar com as diferenças, diagnóstico e primeiras ações, aceitação do autismo, entre outras.

Mas o conteúdo mais relevante do Portal está nas histórias de vida contadas por pessoas que vivenciam o autismo. São experiências como a de Branca Carvalho, mãe de Arthur e Isis, o mais velho diagnosticado com autismo aos três anos. Ela perdeu o marido no natal passado e contou ao Singularidades como buscou ajuda em grupos de pais de autistas para entender qual seria a melhor forma de abordar o tema morte com o filho Arthur: “Como ele não entende a linguagem figurada, precisei dizer que o pai dele tinha acabado. Fiz isso todos os dias. Todas as vezes que ele ia para o carro à espera do pai”, revelou.

O portal é resultado do livro-reportagem “Singularidades – Um olhar sobre o autismo”, lançado pela jornalista em julho de 2017, que conta a história de mães de crianças que foram diagnosticadas com autismo e descontrói o mito de que o autista vive em um universo particular e inacessível.

O livro é fruto de um TCC – Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo. Gabriela começou a pesquisar sobre o assunto em 2013, inspirada na angústia da mãe da jornalista, que é babá, cuidava de uma menina autista e pediu ajuda para entender um pouco mais sobre este universo.

No dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Portal reforça a importância de se falar sobre tema com o lançamento de um trecho do documentário Singularidades, norteado pela questão: O que é autismo para você?

Para saber mais sobre o Autismo acesse: www.portalsingularidades.com.br

Abril Azul

Em novembro e dezembro do ano passado a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou dois projetos de lei que incentivam a realização de atividades de conscientização e garantia de direitos e políticas públicas para os autistas.

De autoria dos vereadores Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) e Gustavo Bonafé (PSDB), o projeto de lei 32/17 criou o Abril Azul, visando despertar a atenção da sociedade para o espectro. Já o projeto 33/17 prevê o atendimento preferencial também às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *