Browse By

DMED orienta consumidores sobre a leitura dos medidores de energia

Para evitar transtornos e alteração no valor da conta de luz, a DME Distribuição lançou uma campanha para orientar o consumidor sobre as medidas que devem ser tomadas para facilitar o acesso do leiturista ao medidor de energia elétrica.

Para que a leitura seja feita, o acesso às instalações precisa estar livre

A leitura dos medidores é feita mensalmente pela DME Distribuição para emissão da fatura, de acordo com o consumo no período. Por isso, a empresa alerta os consumidores para que mantenham acesso livre às instalações do medidor, já que a conta faturada por média não corresponde ao consumo real, o que poderá gerar aumento no valor da  conta, caso haja acúmulo de consumo.

O impedimento contínuo do acesso de empregados e representantes da distribuidora para serviços como leitura, substituição de medidor e inspeções necessárias, é motivo para a suspensão do fornecimento de energia elétrica, até que seja providenciado o acesso facilitado ao padrão de energia.

Caso o local onde está situado o medidor esteja obstruído, impossibilitando a realização de leitura ou qualquer tipo de inspeção, a DMED notificará formalmente o consumidor, através do envio do campo “comunicado importante”, localizado no verso da sua fatura de energia elétrica.

Dentre os principais motivos que causam impedimento de acesso estão:

– portão fechado;

– animais soltos e que possam causar qualquer ameaça aos funcionários da DMED;

– padrão de luz que fica dentro do imóvel;

– medidor obstruído por entulhos, mato, material de construção, veículos, etc.;

– tampa da caixa de medição embaçada (acrílico);

– cabine de entrada sem acesso ou trancada.

Em toda conta de luz consta a informação se a leitura está sendo realizada (lido) ou se o faturamento está sendo realizado por estimativa (média). A conta apresenta também a informação da data da próxima leitura. “Quando o consumidor não estiver em casa para permitir que a leitura seja feita, ele pode ligar no atendimento 24 horas da distribuidora, através do 0800 035 0196, e passar a leitura, 2 dias antes ou 2 dias após a data que consta na fatura”, explica Marilene Santiago Coutinho, Ouvidora da DMED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *