Browse By

Estoque em baixa faz Hemocentro abrir no sábado que antecede feriadão

A unidade do Hemominas em Poços de Caldas vai funcionar em horário especial neste sábado, 28, com a finalidade de aumentar o estoque de sangue que está baixo. O Hemocentro vai funcionar das 07h às 11h30.

Doações diminuem em até 30% com a chegada do frio – foto arquivo

A iniciativa visa facilitar a ida de voluntários que geralmente não têm tempo durante a semana à unidade, para fazer a doação e normalizar os estoques que, somente nesta semana, sofreram queda de 30% em relação ao número de doações.

O apelo e a mobilização da coordenação da unidade fizeram com que pelo menos 100 pessoas se cadastrassem para doar sangue neste sábado, preenchendo a cota do dia, mas outros voluntários são esperados ao longo da semana e os meses que antecedem o período de baixas temperaturas.

A coordenadora do Hemocentro, Cibele Angélica de Souza Spina, explica que com a chegada do período frio, o volume de doações diminui e com o feriado é preciso que os estoques estejam com sua capacidade máxima para que não falte sangue nos hospitais. O ideal é que sejam feitas pelo menos 50 doações por dia para manter o estoque.

Agendamento

Os voluntários podem comparecer ao Hemocentro para as doações de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h30 (com exceção desta segunda e terça-feira, já que, por causa do feriado, a unidade estará fechada).  Os doadores podem ir também na quarta-feira, das 16h às 20h, e a cada primeiro sábado do mês, das 07h às 11h30.

O agendamento pode ser feito, ainda, pelo telefone 155. A ligação é de graça. Basta escolher a opção 8. Se preferir, o voluntário pode fazer o agendamento online pelo www.hemominas.mg.gov.br, escolhendo o melhor dia e horário.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo. Os voluntários também podem fazer o cadastro de doação de medula óssea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *