Browse By

Festcine começa hoje com programação gratuita

Tem início às 19h desta quinta-feira, 26, o Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine.

Serão 4 dias de programação gratuita no IMS Poços e no Centerplex Cinema – foto divulgação

A primeira atividade ocorre no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas e conta com a abertura oficial e exibição do musical “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas, com o ator Eduardo Gomes, que já confirmou presença no evento. Após o filme, ele deve conversar com o público.

Cerca de mil pessoas são esperadas durante os quatro dias de evento e contará com a exibição de filmes independentes, oficinas e bate-papos com cineastas. Todas as atrações e atividades são gratuitas. “Estamos ansiosos com a abertura e participação do Eduardo Gomes, porque ele é um ator de altíssimo gabarito e poder oferecer esse bate-papo gratuito ao público e também a exibição do filme vai exatamente ao encontro do nosso festival”, disse Bruno Benetti, responsável pelo Festcine.

Sobre o ator

Eduardo Gomes é baiano de Salvador, onde estreou profissionalmente no teatro em 1996 com a peça “A Casa de Eros”, dirigida por José Possi Neto. Radicado em São Paulo desde 2002, formou-se na Escola de Arte Dramática da USP em 2005. Ele protagoniza o espetáculo “Sinfonia da Necrópole”, com exibição em Poços de Caldas no Festcine. Gomes também já atuou em filmes como “As Boas Maneiras” (2017) e “Trabalhar Cansa” (2011), de Juliana Rojas e Marco Dutra, “Quando Eu Era Vivo” (2014), de Marco Dutra, “Pinta” (2013), de Jorge Alencar”, “El Mate” (2016), de Bruno Kott e “O Animal Cordial” (2017), de Gabriela Amaral Almeida.

Sobre o filme

O filme de 2014 conta a história de Deodato (Eduardo Gomes), um aprendiz de coveiro não muito animado com a profissão. Sua rotina melhora quando Jaqueline (Luciana Paes) surge no cemitério. Funcionária do serviço funerário, ela inicia um levantamento sobre túmulos abandonados com a ajuda do rapaz. A paixão o impede de pedir demissão, mas estranhos eventos continuam a abalar seu estado psicológico. O filme faz uma crítica à sociedade, a falta de empatia e a tantas outras coisas.

O Festcine

Vale destacar que o evento idealizado pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes, promove quatro dias de intensa programação gratuita na cidade. As atividades vão acontecer no Instituto Moreira Salles (IMS Poços) e também no Centerplex Cinemas, no Shopping Poços de Caldas.

O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015. Em 4 anos, já foram exibidos 800 filmes e contou com um público de 4 mil pessoas.

Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores, teóricos e críticos de cinema como Nalini Narayan, Lêon Moreno, Euler Santi, Letícia Colin, Carlos Primati,  Fernando Alvez Pinto, entre outros.

Neste ano o Festcine também inovou e realizou o Drops Festcine durante o mês de maio, com oficinas e exibição de curtas durante um fim de semana na cidade.

O Festcine tem o patrocínio do DME e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Os prêmios da mostra competitiva são oferecidos pela Cristais Cá d´Oro. O evento também tem apoio do Instituto Moreira Salles (IMS Poços) e Centerplex Cinemas.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.festcine.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *