Browse By

Futuro das bandas marciais e fanfarras será debatido hoje na Câmara Municipal

A Câmara de Poços realiza nesta quarta-feira, 17, uma audiência pública para discutir o tema “Futuro das Bandas Marciais e Fanfarras no município”. O encontro, que atende a um requerimento do vereador Gustavo Bonafé (PSDB), tem início a partir das 17h.

Poços de Caldas é uma das poucas cidades que mantém a tradição de bandas marciais e fanfarras – foto arquivo

Um dos objetivos da audiência é debater sobre as dificuldades encontradas pelas bandas e fanfarras que já existem em Poços e ainda incentivar a criação de novos grupos em escolas que não oferecem o recurso como instrumento de inclusão social e educacional aos alunos. “Essa audiência foi convocada a partir de conversas com algumas pessoas ligadas à área, que mesmo com o apoio da Prefeitura enfrentam diversos desafios. Desafios estes que podem ser sanados com articulação entre os poderes, setores sociais e organizações privadas”, ressaltou.

Segundo  Bonafé, uma das dificuldades encontradas pelas bandas atualmente é suporte durante as viagens para apresentação em outras cidades. “Esses desafios são da ordem de infraestrutura em viagens para representarem nossa cidade, também aqueles relacionados à manutenção dos equipamentos, a questão dos uniformes, a abertura de outros espaços para apresentações dentro da cidade, entre outros. Será um momento importante e único nos últimos tempos sobre essa temática, com o objetivo de ouvir todos os atores sociais envolvidos e fortalecer esses movimentos e agremiações”, declarou.

No requerimento aprovado pela Câmara, o parlamentar destacou que as bandas musicais escolares proporcionam, na grande maioria dos casos, o primeiro contato formal de crianças e adolescentes com a música e com a prática instrumental. Ainda de acordo com o vereador, muitos participantes se identificam com a arte e vão a procura de escolas específicas de música, com a finalidade de desenvolver as técnicas, aprofundar conhecimentos e conquistar uma formação profissional. Para ele, participar de atividades em grupos é fator primordial na formação individual de crianças e adolescentes, fato que proporciona interação e troca de conhecimentos e valores.

O encontro será transmitido pela Internet no Portal da Câmara e nas páginas do Facebook e Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *