Browse By

Gestores da rede municipal participam de encontro na Unicamp

Um grupo de 96 profissionais da rede municipal de Ensino de Poços de Caldas, formado por diretores e vice-diretores das escolas, coordenadores dos centros de educação infantil e professores de referência do Programa Municipal da Juventude, esteve na Faculdade de Educação da Unicamp, na última quinta-feira (28). A visita marcou o encerramento do curso “Gestão Democrática na Escola”, oferecido como formação continuada aos gestores.

Professores de Poços participaram de palestra com uma das maiores especialistas na área de relações interpessoais e desenvolvimento moral, Telma Vinha

A capacitação teve início em março, em parceria com professores da Universidade Estadual de Campinas, com carga horária de 40 horas. As aulas foram coordenadas pela psicóloga Ana Maria Falcão de Aragão, professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp.

“É um momento de fechamento desse ciclo de uma forma não só profissional, mas festiva também”, destacou a professora. “Para que tenhamos a possibilidade de alterar as nossas ações na escola é importante termos a oportunidade de refletir sobre elas, de pensar sobre suas consequências e implicações. Tenho pesquisado sobre reflexividade docente, que é a indissociação entre teoria e prática, há quase 30 anos, sobre como podemos parar de falar que a teoria na prática é outra. Fazer um trabalho reflexivo com os gestores tem a ver com o fato de podermos oferecer fundamento teórico para aquilo que eles estão fazendo”, informou.

O grupo de professores de Poços foi recebido pela diretora da Faculdade de Educação da Unicamp, Dirce Zan. “Para a Faculdade de Educação é uma grande alegria poder receber gestores de escolas públicas. Esse é o nosso objetivo maior. O compromisso da Faculdade de Educação com a escola pública é oriundo do seu início e permanece fortemente alicerçado nos princípios dessa faculdade”, destacou.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela pedagoga, doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional da instituição, professora Telma Pileggi Vinha.

Ela falou sobre a convivência democrática na escola e da possibilidade de implantação de uma série de ações que podem fazer com que as relações sejam mais democráticas e éticas no ambiente escolar. “A gente traz a ética acreditando no desenvolvimento dos valores em cada indivíduo e não simplesmente numa convivência harmoniosa”, ressaltou a professora, que é uma das grandes especialistas na área de relações interpessoais e desenvolvimento moral do país.

Os gestores também participaram de uma palestra sobre fontes de informação e orientação bibliográfica, com a diretora da biblioteca da Faculdade de Educação, Simone Lucas. No período da tarde, a conversa com os profissionais teve como tema “Reuniões de Conselho de Classe numa perspectiva formativa”, com a pedagoga, mestre e doutoranda em Educação pela FE/UNICAMP e orientadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Campinas, Patrícia Regina Infanger Campos.

Troca de experiências
Foi uma oportunidade de troca de conhecimentos bastante relevante para os educadores de Poços. “Desde o início do curso, pudemos amadurecer em termos de gestão, principalmente na questão prática, na formação voltada para a gestão democrática, para a participação efetiva dos alunos, dos docentes, dos funcionários, da comunidade. Foi um aprendizado muito válido que vamos levar não só para a gestão escolar, mas para gerenciamento de sala de aula e de conflitos. E essa visita à Unicamp vem fechar com chave de ouro”, afirmou a vice-diretora da Escola Municipal José Mamud Assan, Luciana Luz Fernandes Silva.

O diretor da E.M. Sérgio de Freitas Pacheco, Antônio Eduardo Siqueira, contou que pretende iniciar os trabalhos baseados no curso com os professores já no segundo semestre. “No princípio eu tive até dificuldade para entender o que era trabalhar valor na escola e como isso poderia se transformar em aprendizagem global. O interessante e o que acrescentou para a gente foi passar a ter uma visão mais humana do mundo, sobre como humanizar a escola”, avaliou.

“Eu tenho prazer em estudar e em construir conhecimento. E quando percebemos que estamos viabilizando oportunidades para pessoas que também dão valor a isso é uma grande conquista. A nossa intenção era disparar entre os gestores essa sede de quero mais e isso certamente aconteceu”, celebrou a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi. Ela agradeceu a parceria com a professora Ana Aragão e ressaltou que os gestores demonstraram grande interesse durante o curso, foram assíduos aos encontros e comprometidos com as propostas apresentadas.

A expectativa é que o curso tenha desdobramentos, com a realização de oficinas sobre temas específicos, de acordo com os interesses dos gestores. Entre os temas a serem trabalhados estão bullying e condução de assembleias nas escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *