DiversosSaúdeUtilidade pública

Horta do Bem finaliza atividades com mais de 5 mil hortaliças cultivadas

O projeto Horta do Bem cultivou mais de 5 mil hortaliças no Lar dos Velhinhos – Sociedade São Vicente de Paula. O projeto implantou uma horta orgânica para fornecimento de alimentos mais saudáveis que enriqueceram as refeições dos idosos.

Horta orgânica deixou as refeiçoes mais saudaáveis

Horta do Bem faz parte do programa de patrocínios do Grupo DME, e é coordenada pela bióloga, Wilielle Cristina de Freitas Neofiti e pela gestora, ambiental Aline Cristina Betti. O projeto iniciou em maio de 2016 e contou com uma série de ações que, além da produção de alimentos, proporcionou atividades práticas aos assistidos, estimulando a memória e a cognição dos idosos, fazendo com que se sentissem úteis e elevando a autoestima.

O alcance do projeto foi além das expectativas iniciais: foram cerca de 600m² de área utilizada – os recursos eram para 300m² e mais de 5.000 mudas de hortaliças plantadas neste período. O número de voluntários que, direta e indiretamente, ajudaram nos mutirões de limpeza ultrapassou o número de 40, alguns até se comprometeram a continuar atuando junto à horta mesmo sem o projeto.

Além do trabalho prático, foram realizadas 6 palestras educativas e motivacionais, voltadas à comunidade e aos funcionários do Lar dos Velhinhos – SSVP, sobre os temas: Cultivo de alimentos orgânicos com o Engenheiro Agrônomo Aparecido Venâncio Martins da EMATER-MG; Alimentação Saudável na Terceira Idade com a nutricionista Jéssica Ribeiro; Prevenção de doenças físicas na Terceira Idade com a Fisioterapeuta Natalia Souza; Exercícios físicos para os idosos com a Educadora física Janaína Cruz; Tratamentos fitoterápicos para os idosos – do teórico ao prático com as farmacêuticas Keli Cristina de Carvalho e Maria do Socorro Fernandes Melo.

Aconteceram também 4 (quatro) oficinas direcionadas aos idosos atendidos como a Oficina de Plantas Medicinais e Oficina Semear que proporcionaram um momento de descontração promovendo um estímulo para a mente e a coordenação motora.

O Projeto também contou com o apoio das seguintes empresas: ALPHA Construções Inteligentes, EMATER-MG, LC Poços, YOORIN Fertilizante e Estufas Plastipoços.

Para uma das coordenadoras Aline Cristina Betti, mesmo sem o patrocínio do DME e orientação da equipe, a horta já possuí toda estrutura para que o Lar de continuidade ao projeto. “Organizamos e orientamos os primeiros passos, agora é importante a comunidade abraçar a Horta do Bem”.

“Gostaríamos de agradecer o Lar dos Velhinhos-SSVP pelo acolhimento, aos amigos, familiares, comunidade e incentivadores que acreditaram no Projeto Horta do Bem, que superou, em muito, as expectativas e se tornou um sucesso,”finaliza a coordenadora Wilielle Cristina de Freitas Neofiti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.