Browse By

Imagens do dia – Pouco do patrimônio histórico que se perde

Há mais de quinze dias um carro sem controle derrubou parte da mureta de proteção da margem do rio da Rua Junqueiras.  Os destroços ainda continuam lá, menos os históricos tijolos de cerâmica.

Um pouco de história

Antigamente as telhas e tijolos eram feitos no Brasil de maneira muito artesanal. Foi quando chegou em São Paulo, vinda da França, a família Sacoman que introduziu as telhas e tijolos industriais que passaram a ter o nome de telhas e tijolos franceses.

A fabrica deu origem aos , hoje, bairro Sacoman em São Paulo.

Tais tijolos foram empregados na construção dos parques e jardins de Poços de Caldas. Quando fizerem a ultima reforma dos jardins do parque José Affonso Junqueira tais tijolos de cerâmica foram substituídos por refratários.

O ex-prefeito Paulo Tadeu, não querendo descartar o material histórico mandou construir a proteção da margem do rio com tais tijolos.

Foi parte de tal muralha danificada no acidente e alguns tijolos caíram no rio. Não se sabe se os demais foram guardados para a reconstrução, mas é preciso que a correção seja refeita pois a imagem do local é muito feia para a entrada da cidade.

Tomara que o material cerâmico histórico não tenha tomado rumo estranho e irresponsável como aconteceu com as banheiras históricas das Termas Antônio Carlos. RT

One thought on “Imagens do dia – Pouco do patrimônio histórico que se perde”

  1. R.t says:

    Finalmente, começaram na terça-feira última a recuperação. RT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *