EconomiaEducaçãoUtilidade pública

Imposto de Renda: 580 contribuintes de Poços e região caíram na malha fina

A Delegacia Regional da Receita Federal em Poços de Caldas enviou na semana passada cerca de 580 cartas para contribuintes que apresentaram indícios de inconsistências na declaração do imposto de renda relativo ao exercício 2018, ano-calendário 2017.

Receita Federal enviou comunicado sobre divergência na declaração de 580 contribuintes de Poços e região

O comunicado solicita aos contribuintes que regularizem as pendências nas declarações o quanto antes, pois quem perder o prazo poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências. As divergências na declaração podem ser sanadas com a retificação da DIRPF anteriormente apresentada.

Após receber intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na Declaração e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de ofício de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido.

Para saber a situação da declaração do imposto renda pessoa física apresentada, basta consultar as informações disponíveis no site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/), serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando código de acesso ou certificado digital. A Declaração retida em alguma malha da Receita Federal apresenta sempre mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na Declaração apresentada. Não é necessário, portanto, comparecer à Receita Federal.

A sugestão para quem retificar a declaração apresentada é acompanhar o seu processamento por meio do serviço “Extrato da declaração do imposto de renda”, disponível na internet. Essa é a maneira mais rápida de saber o que ocorreu no processamento da declaração e se há pendências que podem ser resolvidas pelo próprio contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.