Browse By

IMS comemora o Dia Drummond nesta quarta-feira

O Instituto Moreira Salles comemora nesta quarta-feira, 31, o Dia D – Dia Drummond. Desde 2011 o IMS organizado uma série de eventos com o objetivo de fazer com que a data do nascimento de Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902) passe a integrar o calendário cultural do país.

Dia “D” tem início às 19h e a entrada é de graça

Trata-se de uma programação especial realizada no dia do aniversário do poeta. A edição deste ano conta com três eventos: um espetáculo no IMS Rio, uma palestra na sede paulista e uma atividade educativa no IMS Poços.

Para celebrar o poeta em Poços de Caldas o IMS realiza uma atividade em torno do livro D. Quixote: Cervantes, Portinari, Drummond. A obra contém desenhos de Portinari e poemas de Drummond, que ilustram o romance de Miguel de Cervantes.

O evento que tem início às 19h é gratuito e é organizado pelo Educativo em parceria com o docente de literatura Sérgio Roberto Montero Aguiar e Valéria dos Santos Rêgo, professora da Escola Municipal Vitalina Rossi. Em um primeiro momento, o professor Montero Aguiar discorrerá sobre os versos de Drummond no livro.

Após a fala, um grupo de estudantes da Escola Municipal Vitalina Rossi vai ler os poemas. A atividade tem entrada gratuita e é sujeita a lotação.

O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas fica na Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados

No IMS do Rio de Janeiro acontece o Cabaré modernista para Carlos Drummond de Andrade, com conta com uma apresentação das cantoras Lívia Nestrovski e Numa Ciro, acompanhadas por Claudia Castello Branco, no piano, e Joana Queiroz, no clarinete. Ao longo do espetáculo, serão declamadas poesias de Drummond, em diálogo com canções de Noel Rosa, Caetano Veloso, Belchior, Milton Nascimento, entre outros, numa união entre música e poesia.

Em São Paulo será realizado o evento Drummond e a política. A atividade será um debate promovido pelo professor de literatura brasileira da USP, Fabio Cesar Alves, que vai conversar com o público sobre o engajamento político de Drummond. Poemas de Sentimento do mundo e A rosa do povo serão a base para discutir a maneira pela qual ele concebeu a luta política contra “o mundo caduco” e como isso se traduziu formalmente em suas composições.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *