CulturaNotícias

“Jipeiro” é homenageado pela Câmara Municipal

O fotógrafo Cláudio Gonçalves Ferro de 41 anos foi homenageado pela Câmara Municipal de Poços de Caldas durante a segunda sessão ordinária, realizada na quinta-feira passada, dia 11. Por unanimidade o Legislativo concedeu ao fotógrafo votos de congratulações pela atitude que teve durante o temporal do dia 19 de janeiro, quando resgatou aproximadamente 15 pessoas que ficaram ilhadas em seus carros durante a inundação. A indicação foi feita pela vereadora Maria José Scassiotti (PSDB).

Cláudio e o jipe " Mamute Vermelho" - foto acervo pessoal
Cláudio e o jipe ” Mamute Vermelho” – foto acervo pessoal

Entre os salvamentos que mais marcaram o fotógrafo foi logo o primeiro deles, em que ele ajudou uma mãe o filho de apenas um ano de idade que ficaram presos no carro em frente a Urca, próximo a ponte onde os Ribeirões da Serra e de Caldas se encontram formando o Ribeirão Poços de Caldas que corta a avenida João Pinheiro.

Na noite do temporal, Cláudio contou que estava voltando de Caldas e passava com o jipe dele pela Francisco Salles para retornar pela Urca e foi quando percebeu que a água tinha tomado conta de toda via. “Eu não sabia onde era o rio e a rua, a água já estava praticamente no capô do jipe e foi quando vi uma mulher em carro de passeio pequeno que estava prestes a ser levado pela correnteza. O carro estava com problema no vidro e ela não conseguia sair. Foi quando eu tentei calçar o veículo para não ser arrastado, dei a volta e ela me entregou o bebê”, se recorda emocionado o fotógrafo.

Assim que resgatou os dois, Cláudio os levou para a entrada da Urca, onde muita gente que assistia a um concerto do Festival Música nas Montanhas esperava a chuva passar e consequentemente poder ir para casa.

De lá o fotógrafo deu a volta e seguiu novamente para o centro da cidade para tentar ajudar outras pessoas que estavam ilhadas no próprio carro. Baixada a água ele ficou até às três horas da manhã rebocando carros que foram arrastados pela força da água.

Cláudio e o jipe “Mamute Vermelho” que também leva o nome da banda de música dele ficaram bastante conhecidos pelo salvamento, uma vez que toda a ação foi gravada e postada nas redes sociais, inclusive virou matéria no Fantástico da Rede Globo. Há cinco anos Cláudio está com o jipe militar de fabricação nacional do ano de 1986, veículo bastante resistente e que encara qualquer tipo de situação. Porém o fotógrafo que não se considera um jipeiro e jamais imaginou um dia usar o veículo que é a mascote da banda para este tipo de situação.

Claudio se diz feliz pela homenagem da Câmara, mas dispensa toda publicidade, pois o que fez, faria novamente sem qualquer recompensa. “Eu acredito que a solidariedade, a ajuda ao próximo deve sempre fazer parte do nosso dia a dia. Hoje as pessoas são muito materialistas, só pensam em si mesmas. Vivemos num mundo com inversão de valores. Quando se faz o que é correto e sensato você vira uma espécie de herói, mas o ideal era que tudo isso pudesse ser muito comum. Simplesmente ajudar um ao outro”, enfatizou o fotógrafo.

Cláudio que conversou por meio da rede social com Luciana, a mulher que resgatou na noite do temporal, espera um dia poder reencontrá-la pessoalmente com o pequeno Davi, pois ele tem certeza que esta história ficou e vai ficar marcada para sempre em suas vidas.

Além do fotógrafo, os vereadores também aprovaram por unanimidade votos de congratulações para todos os servidores municipais e outros voluntários que também ajudaram outras pessoas e os comerciantes na noite do temporal em Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.