CulturaDiversosEVENTOS EM GERALHistorias de PoçosUtilidade pública

Laço de irmandade entre índios e negros é preservado com a tradicional Retirada dos Caiapós

A tradicional encenação da Retirada dos Caiapós na Fonte dos Amores será realizada na tarde desta quinta-feira. O ato que faz parte da programação cultural da Festa de São Benedito relembra o laço de irmandade entre índios e negros que se ajudaram no período da escravidão, onde os negros fugiam para as matas e os índios os acolhiam. Depois de libertos os negros voltaram para retribuir a ajuda e os convidaram para participar da comemoração da abolição da escravatura. E é assim que a história é contada já há 113 anos, e a Fonte dos Amores tem sido o palco desta encenação preservando a cultura negra.

A encenação é centenária e reforça o laço de irmandade entre os dois povos

A Retirada dos Caiapós está prevista para ter início às 15h e vai contar com a participação de Ternos de Congada de Poços e região, além do Grupo de Caiapós. Após a encenação os grupos saem em cortejo pelas principais ruas da cidade até a Praça Coronel Agostinho Junqueira, na Igreja de São Benedito. Às 18h, é a vez da celebração eucarística na Igreja de São Domingos, com participação dos ternos de congos e caiapós. E, às 21h, será encenada a Embaixada de Carlos Magno e os 12 pares de França, no pátio da Igreja de São Benedito.

A Festa de São Benedito vai até sábado (13), feriado local em homenagem ao santo que dá nome ao evento. Neste dia, haverá missa conga, às 10h, na igreja, e procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia pelas ruas da cidade, a partir das 16h, encerrando assim a programação religiosa do último dia da Festa de São Benedito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.