Browse By

Linha com cerol deixa 12 bairros sem energia elétrica em Poços

Uma linha de pipa com cerol foi a responsável pela interrupção de energia, na tarde de segunda-feira, 2, em 12 bairros próximos a área central e também na Zona Oeste. Por quase uma hora, cerca de 3 mil consumidores ficaram sem luz.

Linha retirada da fiação foi levada para sede da DME

Após a interrupção, uma equipe técnica da DME Distribuição identificou o problema no bairro Vila Rica, na Rua Rio Claro esquina com Rua Vila Rica. Os técnicos encontraram uma linha de pipa com cerol na fiação. A linha cortou um cabo de alumínio, que conduz energia a 13 mil e 800 volts.

O dano deixou os moradores sem energia em parte do Centro, Alto da Serra São Domingos, Chácara Santa Bárbara, Gama Cruz, João Pinheiro, José Carlos, São Domingos, São Jorge, Serras Azuis, Vila Cruz, Vila Nova e Vila Rica.

A DME alerta a população sobre os riscos de soltar pipa em local inadequado. A utilização de linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes) é proibida por lei, justamente pelo risco de acidentes que podem ser causados com este tipo de material.

Os pais e responsáveis devem estar atentos e não permitir que as crianças e adolescentes utilizem cerol nas pipas. Esse material, em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. Como verificado neste caso atendido pela DME, a linha com cerol também pode romper fios e cabos elétricos.

Com as férias escolares chegando e o período seco com ventos fortes, a brincadeira de empinar pipas se torna comum. Mas, sem orientação e lugar adequado, a atividade pode se transformar em um grande perigo para a segurança das crianças e transtornos para a população, causando graves acidentes e problemas na distribuição de energia elétrica.

“Novamente alertamos a população, os meses que mais nos preocupam são julho, agosto e setembro, já que as condições climáticas favorecem a brincadeira. Além disso, os restos de pipa que ficam presos na rede podem provocar problemas no fornecimento, principalmente quando tem início o período chuvoso”, alerta o supervisor de Manutenção da DME Distribuição, Olivar Muniz. Para todos esses casos, é necessário entrar em contato com o atendimento 24 horas, através do 0800 035 0196, e relatar o problema.

Atenção para as dicas da DME:
– Não use linha com cerol;
– Campos abertos são os melhores lugares para soltar pipa;
– Na hora da confecção da pipa não use papel laminado e linhas metalizadas, eles são condutores de energia e podem causar choques fatais;
– Caso a pipa fique presa nos fios elétricos ou em árvores, não tente retirá-las;
– Em caso de relâmpago recolha a pipa rapidamente;
– Não solte pipas em dias de chuva;
– Dê preferência para pipas que não precisem de rabiola.

One thought on “Linha com cerol deixa 12 bairros sem energia elétrica em Poços”

  1. Bruna says:

    É uma vergonha,temos uma lei municipal sobre o cerol e ela simplesmente e ignorada na nossa cidade!!!!Os guardas municipais não tem nem conhecimento dessa lei,e lamentável!!!! Moro no bairro Monte Verde II e uma hora uma desgraça acontecerá aqui por falta de cumprimento,recolhimento dessas linhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *