Browse By

Mal estar em crianças foi causado por insolação, diz Saúde

A insolação foi a causa mais provável do mal estar em 11 crianças na semana passada depois de participarem da aula inaugural do projeto de natação do Programa Municipal da Juventude, no Complexo Aquático do Centro Educacional João Monteiro, no antigo Sesi, na Zona Sul da cidade. Na ocasião estavam presentes no evento 250 crianças.

Crianças passaram mal depois de participar de aula inaugural na piscina

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a investigação feita pelas Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, dentro do protocolo de DTA – Doença Transmitida por Alimento e Água, descartou intoxicação nas 11 crianças atendidas no Hospital Municipal Margarita Morales, na tarde de quarta-feira, 7.

As crianças deram entrada na unidade com desânimo, dor de cabeça, dor abdominal e náuseas. Todas foram atendidas e liberadas no mesmo dia.

No dia seguinte foram coletadas amostras de água dos bebedouros e da piscina, por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do DMAE.

Segundo apontaram as análises, a água para ingestão está dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, sem qualquer alteração. Já para a água da piscina não existe padrão de potabilidade, mas as análises descartaram a possibilidade de intoxicação exógena por cloro.

Também foram coletadas amostras dos alimentos servidos no dia do evento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o material foi encaminhado para uma empresa responsável, porém o resultado ainda não foi liberado.

Apesar disso, pelos sintomas relatados pelas crianças e pelas análises das águas, as Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária descartaram a possibilidade de intoxicação exógena por alimento, reforçando a hipótese de insolação, diagnóstico apontado pela equipe médica que atendeu as crianças.

A coordenadora do PMJ, Ligia Podestá, reforça que todas as crianças foram acompanhadas. “Estive no Hospital na quarta-feira, conversei com todas as crianças para verificar o que houve, já que todas foram acompanhadas da mesma forma durante as atividades. Felizmente, foi um mal estar individual e as análises demonstram que não houve nada mais grave”, destacou a coordenadora

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Wellington Guimarães, a piscina será reaberta na próxima quinta, 15. “Nós, representantes da Secretaria de Esportes, vamos nos reunir com representantes da Secretaria de Educação e com os pais das crianças atendidas pelo PMJ João Monteiro nesta quarta, para falar sobre o que houve, tranquilizá-los e na quinta, retomamos as atividades do programa, como os pais e as crianças tanto esperam”, concluiu o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *