DiversosMeio AmbienteNotíciasUtilidade pública

Manifestação marca 1 ano da enchente na área central

Nesta quinta- feira, 19 de janeiro, dia em que se completa um ano da enchente que atingiu o centro de Poços de Caldas, o grupo A Cidade Que Engole Rios fará uma intervenção artística como forma de lembrar à população da existência dos rios que passam pela área central da cidade.

As famílias atingidas precisam de móveis, colchões, eletrodomésticos e roupas de cama e banho.
Córrego Vai Volta, 1 dia depois do temporal de 19 de janeiro de 2016 – foto arquivo Pocoscom.com

A ação terá início às 17h em uma porta na Rua Junqueiras que impede o acesso ao Córrego Vai e Volta. Dessa porta, localizada próximo ao número 628, é possível ver o rio, que passa por baixo das construções e ruas pelo centro até aflorar novamente na Praça Pedro Sanches.

A intervenção tem a intenção de discutir o que Poços de Caldas tem feito com os rios que lhe deram origem e pensar em novas formas de desenho urbano que valorizem e resgatem esses rios, tornando-os parte da paisagem e da vida da cidade. Para o grupo, a população, empresários e poder público vêm, sistematicamente, desprezando as águas e rios da região.

Enchente

A enchente que atingiu Poços de Caldas em janeiro de 2016 causou danos consideráveis a imóveis, veículos e mercadorias de lojas do centro. A tempestade, que durou aproximadamente uma hora e inundou as principais ruas do centro, evidenciou um problema não apenas de Poços de Caldas, mas de várias cidades brasileiras, que são as construções por cima dos rios. Estes acabam por não acomodar a vazão da água, visto que as margens e a superfície estão ocupadas por construções.

vive-rio

Grupo A Cidade Que Engole Rios

O Grupo A Cidade Que Engole Rios é formado por  arquitetos, urbanistas, ambientalistas, educadores, artistas e outros profissionais que se uniram com o objetivo de discutir os rumos urbanísticos da cidade após a enchente de janeiro de 2016.

Serviço

A intervenção será no dia 19 de janeiro, das 17h às 19h, com início na Rua Junqueiras, próximo ao número 628. O movimento seguirá pelas ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.