NotíciasSaúde

Melhor em Casa é lançado em Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas por meio da Secretaria de Saúde lançou oficialmente, nesta segunda-feira (22) o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa. O novo serviço tem como objetivo atender pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção e que precisam ficar internadas em hospital, porém os cuidados podem ser oferecidos na casa do paciente.

Coordenadora do SAD explica como o serviço funciona
Coordenadora do SAD explica como o serviço funciona

Durante o lançamento que aconteceu no Espaço Cultural da Urca, foi apresentado um vídeo que mostrou um pouco da rotina da equipe formada desde outubro de 2014 e que vinha atuando na cidade até a estruturação do programa. Segundo a Secretária de Saúde, Fátima Livorato, o SAD é uma parceria com o Governo Federal e o atendimento acontece de forma integrada com todos os serviços do SUS Municipal. “O objetivo do SAD é desocupar os leitos hospitalares para que pacientes em estado agudo possam ficar internados, enquanto os pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar são atendidos no conforto de seus lares e o principal, sem o risco de contrair alguma infecção hospitalar, pelo tempo que tiverem de ficar internados”, explicou a secretária.

Desde a sua criação já foram atendidos 153 pacientes. A equipe é formada por vários profissionais de saúde que trabalham em conjunto e prestam atendimento na casa das pessoas. Fazem parte da equipe da equipe técnica do SAD: Médico, Enfermeiro, Assistente Social, Técnicos de Enfermagem, Nutricionista, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta, que contam com o apoio de Motoristas e Auxiliar Administrativo. A equipe consegue atender até 60 pessoas em casa por mês o que equivale a 60 leitos de um hospital que pode ser ocupado por outros pacientes em estado mais grave.

SAD é formado por uma equipe multidiciplinar
SAD é formado por uma equipe multidisciplinar

Para a médica responsável pelo programa, Beatriz Lusvarghi, além da vantagem de ser atendido em casa, o SAD é importante também para a família do paciente, pois eles vão poder acompanhar todo tratamento de perto, dentro do aconchego de um lar, nada que lembre um leito hospitalar, evitando assim um desgaste emocional para o paciente e familiares.” O SAD para mim está sendo uma experiência única, pois estou me realizando como médica tendo este contato mais humanizado com o paciente e tendo a oportunidade de poder acompanhar de perto a evolução de cada um. É como se fosse um resgate de uma modalidade muito comum antigamente, quando um médico tinha o hábito de visitar os pacientes em casa, e isso significa muito, profissionalmente falando”, se emocionou a coordenadora do SAD.

Entre os convidados presentes ao lançamento estavam alguns pacientes já atendidos pelo SAD, familiares, representantes dos serviços de saúde e também o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Carlos de Souza, que parabenizou a administração pela iniciativa.” Esperamos e vamos torcer e contribuir para que este serviço possa aumentar em nossa cidade. O Conselho Municipal de Saúde entende que esta é a função do Serviço Único de Saúde no Brasil”, destacou o presidente.

Para os familiares de pacientes atendidos pelo SAD, o atendimento em casa tem sido fundamental na recuperação dos enfermos. A mãe da dona de casa, Adriana Ramos Piza, foi atendida pela equipe. Aos 65 anos de idade ela ficou acamada o que resultou no surgimento de escaras pelo corpo que foram se agravando. Porém com o atendimento na própria casa contribuiu para uma melhora e inclusive já teve alta há três meses.” O jeito com que os médicos, enfermeiros e outros profissionais que atuam na equipe cuidaram da minha mãe fez toda diferença. O atendimento foi excelente. Só isso que tenho a dizer” finalizou a dona de casa.

Serviço

Todas as informações sobre o Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa podem ser acessadas no Portal da Prefeitura na Internet, pelo link http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/wp-content/uploads/2016/02/MELHOR-EM-CASA-FOLDER-site.pdf

Lá, estão detalhados os serviços e procedimentos realizados, a forma de ingresso no serviço, os requisitos necessários e a participação da família no processo. Os pacientes devem procurar os vários serviços de saúde do município, como a UPA, Hospitais e Unidades Básicas, para receber o primeiro atendimento. Se a atenção domiciliar for indicada, o paciente será encaminhado ao SAD e, a partir daí, receberá o tratamento necessário em casa. Todo o material e os medicamentos necessários para o tratamento são fornecidos pela Prefeitura. A equipe de atendimento tem os equipamentos básicos para examinar e tratar o paciente.

Mais informações podem ser obtidas também na sede do programa, que funciona na Policlínica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira ou pelo telefone 3697-5378.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.