Browse By

Mineiro 2019: competição vai contar com árbitro de vídeo

A Federação Mineira de Futebol realizou nesta terça-feira, 23, o conselho técnico para divulgar o formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2019. O encontro em Belo Horizonte contou com a presença de representantes dos 12 times que disputam o módulo I. A Caldense foi representada por Luís Antônio Sebastião (supervisor de futebol), Luís Fernando Soares (vice-presidente eleito) e Sérgio Pereira Lemos, o popular Serginho Maracanã (assessor de futebol profissional).

Tecnologia será usada nas fases finais da competição – foto divulgação

O formato da disputa será o mesmo de 2018. A novidade para o ano que vem é a atuação do árbitro de vídeo nas fases finais da competição.

Assim como este ano, em 2019 todos os clubes vão se enfrentar em turno único. Os oito melhores avançam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados. A competição irá começar dia 20 de janeiro e terá seu desfecho em 21 de abril.

As quartas de final terão jogo único, com mando de campo da equipe melhor classificada. Empate leva a decisão para os pênaltis. A novidade é que as partidas das quartas somente poderão ser realizadas em estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas.

As semifinais e a final terão jogos de ida e volta, sendo que o time melhor classificado decide em casa e joga por dois empates ou vitória/derrota pela mesma diferença de gols. Essas duas fases contarão com a tecnologia VAR, o árbitro de vídeo, aprovada por unanimidade pelos clubes e que será bancada pela FMF. Entretanto, o sistema somente será utilizado em estádios que cumpram os requisitos necessários para funcionamento, a homologação será de responsabilidade das equipes.

Outra novidade é que os times podem inscrever reforços a qualquer momento da competição, inclusive nas fases finais. Anteriormente a inscrição de atletas só era permitida até o término da primeira fase.

A tabela básica do campeonato, com a ordem dos confrontos e datas mais precisas das partidas, deve ser divulgada até o dia 20 de novembro. Participarão do estadual os seguintes times: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani, Patrocinense, Tombense, Tupi, Tupynambás, URT e Villa Nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *