Browse By

Mineração em área de preservação é tema de audiência pública na Câmara

A mineração em área de preservação ambiental será discutida em uma audiência pública prevista para o dia 9 de maio na Câmara Municipal de Poços de Caldas.

Câmara vai ouvir a população sobre mineração em área de preservação

A discussão foi proposta pelo presidente da Câmara, Antônio Carlos Pereira, e demais vereadores em dezembro do ano passado depois que veio a tona a pretensão  de execução de um  projeto para extração de 750 mil toneladas de bauxita em uma área de 22 hectares na Serra do Selado e Serra de São Domingos pela Companhia Brasileira de Alumínio S/A (CBA).

Na época a aprovação de uma declaração de conformidade com a legislação ambiental Codema – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Poços de Caldas foi denunciada pelo Poçoscom.com, único veículo de imprensa que participou da reunião.

A possível exploração em área de preservação mobilizou a população nas redes sociais e menos de uma semana após a reunião do Codema que aprovou tal parecer, a pressão popular surtiu efeito e a empresa recuou e suspendeu o projeto  depois de uma reunião com o Executivo, já com licenciamento ambiental em andamento na Superintendência Regional do Meio Ambiente em Varginha.

Mineradora pretendia extrair 750 mil toneladas de bauxita da Serra do Selado – foto arquivo Poçoscom.com

Na época apenas 4 conselheiros votaram contra a concessão da declaração, entre eles o ex-conselheiro, Thales Trez, doutor e professor de engenharia da Unifal, que questionou não só a degradação ambiental, mas também a poluição por conta da emissão de gases por parte dos caminhões que iriam fazer o transporte do minério até a sede da cidade. Havia divergência nos relatórios de estudo de impacto ambiental, que poderiam inclusive afetar a fauna e flora da área escolhida para a exploração. Em fevereiro deste ano Trez que era representante da Unifal no Codema foi destituído do cargo como titular do conselho.

A audiência pública será no dia 9 às 17h, e as inscrições para quem quiser fazer o uso da tribuna devem ser feitas até às 18h do dia 8 de maio ou pelo e-mail: comunicação@pocosdecaldas.mg.legv.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *