Browse By

Moradores de rua e usuários de drogas serão atendidos pelo Consultório na Rua

Os moradores que vivem em situação de rua em Poços de Caldas vão poder ser atendidos por um novo serviço lançado pela Secretaria de Saúde. Trata-se do programa “Consultório na Rua”, implantado em comum acordo com o Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e a qualidade da atenção integral à saúde desta população, por meio das Políticas Nacionais do SUS: Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência e Hospitalares.

A equipe do Consultório na Rua é formada por vários profissionais de saúde

A equipe do Consultório na Rua é formada por vários profissionais da Saúde

De acordo com a Secretária de Saúde, Fátima Livorato, o Consultório na Rua é um equipamento que integra a Estratégia de Saúde da Família, com uma equipe capacitada para atender especificamente a população em situação de rua nas suas diversas demandas, na abordagem, tratamento e resgate, como desnutrição e uso de álcool e drogas. “Além disso, a equipe está preparada para estabelecer vínculos e buscar a adesão aos serviços de saúde, não só da equipe multiprofissional, como de toda a rede”, informou a secretária de Saúde.

O serviço já teve início, sendo a primeira fase o mapeamento das pessoas em situação de rua em Poços, juntamente com a apresentação do serviço à comunidade e secretarias envolvidas, como Educação, Promoção Social, Esportes e entidades, como Policia Militar, Policia Civil e outros. Para execução de suas ações, o programa leva em consideração as legislações da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

A equipe do Consultório na Rua é formada por vários profissionais de saúde que trabalham em conjunto e prestam atendimento na rua. A equipe técnica é composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e técnicos de enfermagem. O serviço é itinerante e conta ainda com o apoio dos profissionais dos outros serviços da rede municipal de saúde. A equipe do Consultório na Rua atende 30 horas semanais. Em Poços de Caldas o atendimento será de segunda a sábado em horários diferenciados conforme a necessidade, demanda e diagnóstico territorial.

O atendimento é realizado através de busca ativa ou demanda espontânea da pessoa em situação de rua. As atividades acontecerão in loco, de forma itinerante com ações compartilhadas e integradas com as Unidades Básicas de Saúde e, quando necessário, com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial e com os serviços de urgência e emergência.

O Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa a ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *