Browse By

Museu de Poços é vistoriado pelo Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais iniciou nesta semana uma vistoria nos 350 museus e prédios históricos no Estado. Na área de abrangência da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas foram vistoriados 16 edificações, entre elas o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. O trabalho ocorreu na manhã desta terça-feira, 11.
A ação tem como finalidade evitar incêndios como o que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, no último dia 2.

Vistoria no museu de Poços foi na manhã desta terça-feira, 11- foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Durante a vistoria preventiva, os militares verificaram a existência de extintores de incêndio, bem como o prazo da validade dos equipamentos, a existência de hidrômetros e a sinalização e orientação para o público que visita o museu de Poços.

O prédio histórico de 1898, que passou a abrigar o Museu Histórico e Geográfico no final de 1996, ainda não tem o projeto de prevenção a incêndio e pânico protocolado junto ao Corpo de Bombeiros.

Na semana passada, quando as atenções se voltaram para a situação do Museu Nacional no Rio, o recém-empossado coordenador do museu, Thiago Quinteiro, informou que o projeto já vinha sendo elaborado em conjunto com as secretarias municipais de Obras e Planejamento e que o processo está sendo acelerado justamente por conta do incêndio que destruiu o Museu Nacional.

Ainda de acordo com o novo diretor do museu, enquanto o projeto para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) não é apresentado, algumas medidas estão sendo tomadas para evitar qualquer tipo de ocorrência. Quinteiro informou que o prédio conta com dois hidrantes e extintores de incêndio nos três pavimentos do imóvel. “Os servidores devem passar por uma capacitação para agir em casos de incêndio. Além disso, no período noturno, um vigia faz a segurança do prédio para eventuais ocorrências”, destacou.

O Museu Histórico de Poços de Caldas foi fundado em 1972, funcionou por 24 anos no Country Club e, em 1996, foi transferido para o prédio da então Vila Junqueira, patrimônio tombado. Atualmente, conta com um acervo de mais de 1.800 peças e uma biblioteca com jornais, livros e documentos sobre a história de Poços de Caldas.

One thought on “Museu de Poços é vistoriado pelo Corpo de Bombeiros”

  1. Edirlei Viana says:

    Excelente iniciativa. O treinamento e capacitação dos funcionários para utilização dos dispositivos existentes na edificação já se constitui em uma importante ação preventiva. É muito importante a continuidade dos esforços para a completa regularização da edificação , que se constitui em um prédio histórico de inestimável valor cultural para o município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *