Browse By

Música marca o início da campanha Outubro Rosa na Santa Casa

A campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama na Santa Casa de Poços de Caldas começou de forma diferente este ano. Ao som de violino, funcionárias, pacientes e familiares receberam a doação de 250 lenços acompanhados de panfletos explicativos sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama. A entrega foi feita pela paciente Carina Lujan, diagnosticada com câncer.

Campanha de conscientização foi marcada por muita emoção

Ao lado do violonista Rafael Sisti, Carina percorrereu os corredores do hospital levando mensagem de esperança e otimismo para as pacientes. “Foi lindo. Foi muito importante para mim poder distribuir esses lencinhos e os panfletos e conversar com os pacientes. Como estou vivenciando isso, percebi que depende de nós mulheres fazermos nosso auto exame, da gente se prevenir, carregando essa bandeira com o maior orgulho e a maior alegria”, se emociona Carina.

Santa Casa contra o câncer de mama

O médico mastologista, Ricardo Laier, lembra que a Santa Casa tem aderido à campanha Outubro Rosa, que é realizada já há alguns anos, principalmente por conta da Unacon, que é uma referência no tratamento ao câncer em toda a região. “O câncer de mama tem uma incidência muito alta, mas, felizmente, o índice de cura também é muito alto, principalmente, claro, nos casos diagnosticados em estágios mais iniciais.  Só para se ter uma ideia, hoje, na realidade de primeiro mundo, que é mais ou menos nossa realidade no sul e sudeste do Brasil, é que em torno de 20 a 25% das mulheres estão falecendo da doença.  Ou seja, a perspectiva é muito boa. E um dos pilares da perspectiva ser boa é justamente o diagnóstico precoce. E é esse tipo de iniciativa, como o Outubro Rosa, que conscientiza toda a população para que vá atrás, realize todos os exames preventivos para que nós consigamos ter um diagnóstico precoce e, assim, um índice de cura alto da doença”, explica o mastologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *