Browse By

Pareceria entre Saúde e PRF ajuda a orientar motoristas sobre febre amarela

Uma parceria firmada entre a secretaria municipal de Saúde de Poços de Caldas e a Polícia Rodoviária Federal tem ajudado a orientar os motoristas que passam pela 13ª Delegacia Regional da PRF no cruzamento das BRs 145 e 459.

Motoristas e passageiros foram orientados sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti

As equipes da Saúde participaram no sábado, 27, do projeto Cinema Rodoviário da PRF que visa conscientizar tanto motoristas como passageiros sobre questões relacionadas à saúde e à segurança no trânsito. Os motoristas que passaram pelo posto da PRF, foram convidados a interromper a viagem por alguns minutos, para receber as orientações.

Técnicos da equipe da Vigilância Ambiental conversaram, tiraram dúvidas e distribuíram panfletos com informações sobre a importância de prevenir a proliferação do Aedes, transmissor de dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana. “Foi mais uma oportunidade para alertar sobre a necessidade de não ter ambientes com água parada, os criadouros do mosquito”, disse o agente de endemias Marciel Fernando Raymundo.

Já a equipe do Programa Municipal DST/AIDS, levou informações, panfletos e preservativos, com o objetivo de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. “Não fizemos os testes rápidos porque eles exigem um tempo maior de espera do viajante, mas colocamos os nossos serviços à disposição”, afirmou Dirce Tomoko Hara Soares, enfermeira e coordenadora do Programa.

A blitz educativa normalmente é realizada em períodos de maior circulação nas estradas, como início e fim de férias ou de feriados prolongados. “Este é um trabalho em conjunto e a parceria com a secretaria de Saúde é muito importante. No ano passado já havíamos feito com a participação das equipes e desta vez, aproveitando o retorno das férias escolares, o resultado também foi muito bom. Já combinamos a próxima ação para o final de semana do Carnaval e confirmamos o apoio das equipes de saúde em mais esta iniciativa”, declarou o inspetor da PRF, Breno Nazar Ferreira.

“Informação nunca é demais e é sempre muito valioso ter estas oportunidades para que as nossas equipes de saúde possam ir onde a população está, para falar de prevenção, apresentar o trabalho e os serviços”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *