CulturaDiversos

Poços 145 anos – A importância das águas

Poços 145 anos – A importância das águas

A origem de Poços de Caldas está relacionada às águas que aqui se encontram, sejam elas termais ou minerais ou ainda rojando nos variados pontos turísticos da cidade onde a água se faz presente e contribuiu ainda mais para a beleza natural como no Véu das Noivas, Fonte dos Amores, Recanto Japonês, Cascata das Antas e artificiais como as represas do Bortolan, Cipó e a Saturnino de Brito.

As primeiras redes de água foram instaladas ainda no início do século XX

As represas artificiais tiveram a contribuição do Departamento Municipal de Água e Esgoto principalmente no que se diz respeito à Saturnino de Brito, construída na década de 30 para contenção das enchentes, vindo a se tornar um dos mais belos pontos turísticos da cidade.

Para entender um pouco mais sobre a importância das águas, primeiro é preciso voltar ao tempo , mais precisamente no início do Século XX, mais precisamente em 1908 quando foi criada a Companhia de Serviços Termais, uma Autarquia para administrar o serviço de saneamento básico de Poços de Caldas.

Como o surgimento do serviço iniciava a construção dos primeiros reservatórios e com eles a primeira malha de rede de água. Referência em todo país pelo desenvolvimento da hospedaria justamente por causa das águas termais e sulfurosas, Poços de Caldas passava a ser referência também por ser um município praticamente jovem e já tinha sistema de saneamento básico com rede de água construída e canalizada.

Em 1927 o trabalho ganhou maior dimensão com a inclusão do projeto de ampliação dos serviços termais e de saneamento básico realizado pelo então engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Tudo isso graças à criação da Superintendência dos Serviços Termais de Poços de Caldas.

Neste período obras como as primeiras adutoras, filtros e a construção do primeiro reservatório, localizado na Rua Pára, se destacavam como sinônimo de desenvolvimento em termos de saneamento básico. Evidência ainda maior com a instalação dos primeiros 800 hidrômetros nas residências e comércios, possibilitando o controle do consumo pelos primeiros consumidores do serviço.

Em 1936 com a finalidade de conter as águas da chuva e evitar inundações no centro da cidade, era inaugurada a Represa Saturnino de Brito, nome este que foi em homenagem ao engenheiro que a projetou.

Em 1943 Poços de Caldas passa ter a primeira Estação de Tratamento de Água, ETA I construída no alto da então Rua Rio de Janeiro, no alto do morro pouco acima da Igreja de São Benedito.

 A estação passou a receber a água captada na Represa Saturnino de Brito que além de conter a água da chuva e servir de ponto turístico, passou a ter um papel fundamento no abastecimento de água da cidade.

Mais tarde a captação de água passou a ser feita também diretamente nos mananciais Marçal Santos e Cachoeirinha e Ribeirão da Serra.

O propósito da Superintendência de Serviços Termais foi se aprofundando e aprimorando até que em 15 de setembro de 1965, foi criado o DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.

No passado começou com algumas dezenas de servidores . Hoje conta com aproximadamente 500 servidores e colaboradores

Há mais de meio século, O DMAE prosperou e é se tornou referência para maioria dos municípios com autarquia ou que têm o tratamento de água e esgoto terceirizado. Em 2015 durante o cinqüentenário o DMAE foi o anfitrião da 45ª Assembleia Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – a ASSEMAE, a qual o DMAE se filiou recentemente.

Hoje conta com 3 estações de tratamento de água com capacidade de tratamento de 780 litros por segundo, capacidade esta que foi aumentada com a recente inauguração do 4º módulo da ETA V, garantindo assim o atendimento a 99,6% da população com água tratada e coleta de esgoto doméstico em 98% dos domicílios.

Além do tratamento, o DMAE é responsável pelo monitoramento dos 24 fontanários existes na cidade. O aprimoramento de técnicas e a presença de profissionais capacitados no quadro de servidores fez com que o DMAE pudesse ter a própria empresa da água mineral, a Água Mineral Poços de Caldas, que extrai a mais pura água captada de fontes da Serra de São Domingos, produto este que ajuda a divulgar ainda mais o nome de Poços de Caldas e assim confirmando a qualidade e a importância das águas que aqui brotam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.